09/11/2009

Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas

Foi lançado em Brasília, em 22 de outubro, o Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas, batizado de Pró-Residência. Estados brasileiros com carência de profissionais, principalmente no norte do país, devem ser beneficiados pela proposta.



A iniciativa conjunta dos Ministérios da Educação e Saúde tem como meta ampliar a oferta de bolsas de residência médica em especialidades e regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo as instituições, haverá um aumento de 120% no número de vagas de ingresso nos programas federais até 2011, ou seja, cerca de duas mil bolsas de residência a mais. A oferta de bolsas de RM que hoje está em 1,7 mil vagas deverá pular para 3,7 mil.
Segundo Francisco Campos, secretário de gestão do trabalho e da educação na saúde do Ministério da Saúde, a carência de médicos especialistas está concentrada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste: "Temos hoje 340 mil médicos no país. Esse número seria suficiente para atender a população, mas o problema de distribuição de profissionais é evidente".

Campos alerta para a oferta diminuta de residências médicas nos Estados de Tocantins, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá. Para ele, a expansão da oferta de residências em regiões com pequeno número de especialistas poderá ajudar a estabelecer os profissionais, pois desenvolve condições de trabalho e de formação profissional permanente favoráveis ao médico.

Confira a legislação publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 23 de outubro:
href="http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Legislacao&id=518" target="_blank">Portaria Interministerial MEC/MS nº 1001.



Saiba mais em:
href="http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14521" target="_blank">Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios