20/10/2006

Programa de educação continuada em Bioética

Discutir estratégias de humanização que tenham em suas práticas educativas a Bioética como eixo fundamental. Este é o principal objetivo das palestras mensais promovidas pelo Conselho de Medicina em parceria com a PUC-PR. O Programa de Formação Continuada em Bioética, que teve início em março, ocorre no auditório do Conselho em Curitiba e é transmitido por videoconferência para a Delegacia de Maringá. "Discutir bioética hoje é questão de sobrevivência", resume o Prof. Dr. Leo Pessini, que será o palestrante do dia 28 de outubro. Vice-reitor do Centro Universitário São Camilo (SP) e doutor em Teologia Moral, ele se constitui num dos mais renomados bioeticistas do Brasil. O tema em destaque será um dos mais polêmicos e debatidos no momento atual: "A morte e o morrer".

De março a setembro, com intervalo em julho, foram realizadas seis etapas do Programa de Educação, sendo os palestrantes alguns dos mais destacados expoentes da bioética brasileira. O curso de abertura foi conduzido pelo Prof. Dr. José Eduardo de Siqueira, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética e membro da Câmara Técnica de Bioética do CRM-PR. Para o ano devem ser fechadas oito edições, a última no dia 25 de novembro, com a presença do Prof. Dr. Márcio Fabri dos Anjos, Doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana, em Roma, com especialização em Ética e Bioética. O tema em destaque será "Bioética e Religião".

A etapa de setembro, no dia 30, teve a palestra do psiquiatra e psicanalista Cláudio Cohen, que abordou "Bioética e Reprodução Humana". Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Cláudio Cohen está constantemente inserido em discussões a respeito da ética em pesquisas científicas, sempre merecendo destaque nos veículos de comunicação. Antes dele, em agosto (dia 26), quem coordenou os trabalhos foi a Procuradora Federal e Professora da PUC-PR, Jussara Maria Meirelles. Autora de trabalhos como A vida humana embrionária e sua proteção jurídica e Gestação por outrem e determinação da maternidade, a palestrante referiu-se sobre a importância da relação entre "Bioética e Direito".

O cumprimento da jornada mínima do Programa de Educação Continuada confere ao participante 10 pontos na especialidade de genética médica, para a Certificação de Atualização Profissional. Porém, as palestras podem ser acompanhadas de forma individual por médicos, estudantes e demais profissionais interessados. Todas as etapas são filmadas, com o que o Conselho de Medicina deixa disponível cópias em DVD. O custo unitário é de R$ 10, sem postagem. Para saber sobre as edições realizadas ou solicitar cópia, contatar o CRM pelo fone (41) 3240-4000 ou enviar e-mail (protocolo@crmpr.org.br).


Vice-presidente em Pequim

Vice-presidente do CRM-PR, conselheiro federal e editor da Revista Bioética do CFM, Gerson Zafalon Martins participou do 8.º Congresso Internacional de Bioética, em Pequim (China), realizado de 6 a 9 de agosto. Além do Brasil, compareceram representantes da Austrália, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Colômbia, entre outros. O encontro foi de grande importância para a troca de experiências e para observância de avanços tecnológicos e do conhecimento.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios