06/07/2011

Projeto das entidades médicas para visitar urgências e emergências do país ganha fôlego no Congresso

Comissão de Direitos Humanos da Câmara aprova requerimento para criar grupo de trabalho visando a fazer um diagnóstico da situação


O projeto das entidades médicas de promover visitas aos hospitais de urgências e emergências do país ganhou força no dia 29 de junho. Em reunião com o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), os membros da Comissão Pró-SUS, integrada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e pela Associação Médica Brasileira, foram informados de que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados já aprovou um requerimento para a criação de um grupo de trabalho, que tem como principal objetivo fazer um diagnóstico da realidade das urgências e emergências do Brasil.

O drama das urgências e emergências noticiado dia após dia pelos meios de comunicação não é mais, segundo o deputado e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, um problema apenas de saúde pública, mas envolve também questões de direitos humanos ao comprometer a vida das pessoas.

"Nosso receio é a banalização, ou seja, é que as pessoas se acostumem a, muitas vezes, ver um profissional de saúde ter de escolher entre vários pacientes que chegam com essa ameaça numa unidade de saúde e o médico ter de fazer a triste opção de escolher apenas um deles para salvar em detrimento dos demais", destacou Jordy. "As pessoas não conseguem salvar suas vidas no Sistema Único de Saúde e o Estado fechou as portas e os olhos para esse problema."
O grupo de trabalho, que terá a representação das três entidades médicas nacionals, formatará a agenda das visitas em reunião prevista para julho deste ano.

O secretário de Comunicação da Fenam, Waldir Cardoso, deixou a reunião satisfeito. "A reunião foi muito importante e nos encheu de esperança de efetivamente conseguir fazer um trabalho perante a Câmara dos Deputados", ressaltou. "Pareceu-me que o deputado Jordy está engajado no propósito de visitar os hospitais de urgência chamando todos que podem ter efetivamente interesse em buscar soluções para a grave situação que estamos enfrentando."

Também serão chamados para participarem do grupo representantes do Ministério Público Federal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e outras entidades interessadas.

Para o vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá, o contato com a Comissão é importante para reforçar o objetivo das entidades médicas em se aliar com a sociedade para enfrentar as dificuldades e os desafios da saúde no Brasil. "Esse Grupo de Trabalho da Comissão vem ao encontro da nossa visão como profissionais médicos", assinalou. "Também queremos que haja um olhar da sociedade em relação ao direitos humanos das pessoas na assistência à saúde."

Segundo o deputado, a intenção é traçar um diagnóstico, reconhecer essa situação in loco e depois tomar as medidas necessárias, "não só apelando ao Ministério da Saúde, ao governo federal e municipal, mas também se for necessário, judicializando ou responsabilizando aqueles que têm concorrência nesse quadro trágico que todos nos assistimos no Brasil".

A promessa é de que já em agosto as visitas possam ser iniciadas. O assessor parlamentar das entidades médicas, Napoleão Puentes, também participou da reunião.


Fonte: Fenam

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios