18/02/2010

Prorrogada a inscrição para revalidar diploma estrangeiro

Os Ministérios da Educação e da Saúde prorrogaram o prazo de inscrição para o projeto-piloto de revalidação de diplomas de medicina obtidos no exterior. As inscrições podem ser feitas até 12 de março nas universidades participantes do projeto. O prazo estabelecido originalmente se encerraria nesta sexta-feira, 12.

As provas serão elaboradas e aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Além de teste teórico, haverá o de observação das habilidades clínicas adquiridas pelo candidato. O calendário de aplicação das provas será divulgado pelo Inep.
Esta é a primeira edição do exame nacional. Até então, os estudantes formados no exterior precisavam pedir a revalidação em universidade pública brasileira e aguardar a tramitação da análise. A nova sistemática, além de tornar o processo mais rápido, garante uniformidade, transparência, segurança e qualidade à revalidação.

A avaliação dos candidatos passa a se basear não apenas na análise documental, mas nos conhecimentos, habilidades e competência para o exercício profissional. O interessado deve fazer a inscrição para o exame e apresentar a documentação necessária. Se aprovado, terá o diploma revalidado pela universidade na qual fez a inscrição.

Aperfeiçoamento ¿ A nova forma de revalidação foi proposta por grupo de trabalho formado por representantes dos ministérios da Educação, da Saúde e das Relações Exteriores. Foram ouvidas universidades, associações médicas e de ex-alunos. Em setembro de 2009, foi aprovado o href="http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?data=16/09/2009&jornal=1&pagina=13&totalArquivos=112" target="_blank"> projeto-piloto.


Os procedimentos relativos ao exame e os documentos exigidos foram estabelecidos por
href="http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=92&data=16/12/2009" target="_blank">edital publicado em 16 de dezembro de 2009 e atualizado em 25 de janeiro último, com a relação das href="http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=39&data=25/01/2010" target="_blank"> universidades participantes .

Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico diplomasmedicos@saude.gov.br. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Fonte: Ministério da Educação

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios