01/08/2007

Psiquiatras analisam ética médica



A Câmara Técnica de Saúde Mental do Cremesp lançou a publicação "Ética em Psiquiatria". O conselheiro Luiz Carlos Aiex Alves coordenou o estudo.


Entre o prefácio do psiquiatra forense gaúcho José Geraldo Vernet Taborda e o posfácio do filósofo Franklin Leopoldo e Silva, da USP, estão mais de 200 páginas com 22 capítulos de livro em que psiquiatras e psicoterapeutas analisam problemas éticos relacionados à atividade médica nesta área específica.

"Ética e Psiquiatria", lançado pela Câmara Técnica de Saúde Mental do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) e coordenada pelo conselheiro Luiz Carlos Aiex Alves, apresenta aos leitores problemas de ética relacionados ao exercício da profissão na área da saúde mental.

Em um dos capítulos, Florence Kerr-Corrêa e Cláudio Cohen destacam que a maioria dos artigos (publicados em revistas médicas) abordando tratamentos é financiada pela indústria farmacêutica e raramente apresenta resultados desfavoráveis aos produtos.

Explicam também em que se caracteriza o "conflito de interesses": condições em que o julgamento do profissional em relação ao bem-estar do paciente tende a ser influenciado indevidamente por interesses secundários, como ganho financeiro, viagens a congressos, jantares e pagamento por palestra em reuniões ou congressos, além de presentes.

Lembram igualmente que o Conselho Federal de Medicina determinou que os médicos, ao proferirem palestras ou escreverem artigos promovendo produtos farmacêuticos, devem declarar quem financia e patrocina as suas pesquisas.

Luiz Carlos Aiex Alves, na introdução da obra, relata as complexidades envolvidas no exercício da especialidade, com base na análise de processos disciplinares envolvendo psiquiatras. Dedica também um capítulo para discutir o sigilo médico em caso de paciente tratado por psiquiatra e que possa representar risco para a comunidade.

A obra, que aguarda no momento uma segunda edição, está disponível on-line no site www.cremesp.org.br.


Fonte: Folha de São Paulo

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios