27/11/2019

Publicação digital "Saúde e Trânsito" propõe fomentar debate científico e técnico

Iniciativa para o início de 2020 da Divisão de Medicina e Psicologia do Detran-PR recebe apoio do Conselho de Medicina; médicos são chamados a contribuir

O Detran-PR vai lançar no início do próximo ano, possivelmente na segunda quinzena de janeiro, a revista digital “Saúde e Trânsito”, que propõe absorção de conteúdo médico-científico e, também, experiências e dicas que envolvem todo o universo de capacitação técnica, prevenção e enfrentamento do flagelo imposto pelo tráfego terrestre. Trata-se de uma iniciativa inédita neste campo e que foi apresentada na manhã desta terça-feira (26) ao Conselho de Medicina do Paraná, recebendo pleno apoio de conselheiros-diretores pela riqueza de possibilidades em estudos e ações que derivam da correlação saúde-trânsito.

O projeto da publicação foi exposto pelo Chefe da Divisão de Medicina e Psicologiado Detran-PR, Gustavo André Fatori, e pelo Chefe do Setor Médico, Dr. Dirceu Antonio Silveira Junior. De acordo com eles, a equipe do conselho editorial está sendo conclusa, do mesmo modo que a plataforma da revista, em trabalho que envolve a Celepar. Com acesso também pelo Portal do Detran na internet, a publicação terá atualização semanal e se propõe a amenizar a grande carência hoje existente na área de medicina de tráfego.O website será responsivo, permitindo amplo acesso e ainda que arquivos sejam baixados.

clique para ampliarclique para ampliarRepresentantes do Detran-PR apresentaram o projeto da revista a conselheiros. (Foto: CRM-PR)

Profissionais credenciados

De acordo com os chefes da área médica e psicológica, hoje são 260 os médicos credenciados pelo Detran-PR para atuar em todo o Estado, que se somam a 350 psicólogos. Além de buscar a contribuição desses profissionais, a expectativa é de que os que atuam na medicina de tráfego e outras áreas afins, como ortopedia e traumatologia, neurologia e psiquiatria, dentre outras, possam compartilhar seus estudos, trabalhos e experiências, ampliando o potencial de conhecimento e de reação às adversidades do trânsito.

Os conselheiros Wilmar Mendonça Guimarães, vice-presidente, e Luiz Ernesto Pujol, secretário-geral, assinalaram que o CRM-PR vê com entusiasmo iniciativas como esta, capazes de propiciar cenário mais abrangente de aprendizado nas áreas médica, psicológica e técnica. Assim, dizem, os canais de interação com os médicos e a própria sociedade, estão à disposição para propagar as boas ideias, com o que divulgarão as formas de contribuição à revista, tão logo esteja finalizado o processo de criação.

Luiz Pujol lembra que o CRM vem apoiando importantes eventos de educação relacionados à área, como a I Jornada Paranaense de Medicina e Psicologia de Tráfego, realizada em maio, em Maringá, e o I Fórum Paranaense de Medicina de Tráfego, que ocorreu em outubro em Curitiba. Além disto, em sua grade do programa de educação médica continuada, nos últimos anos vem realizando cursos de Atualização em Atendimento Pré-Hospitalar, em parceria com o Siate (Curitiba e Sesa) e com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT). Tem sido uma das atividades de EMC mais concorridas.

Prontuário eletrônico

Os chefes da áreaMédica e Psicológica destacaram, durante a reunião, o avanço propiciado pelo Detran-PR com a implementação do prontuário digital, que traz todo o histórico dos candidatos à habilitação ou renovação de suas CNH, bem como do acolhimento dos exames, com uma nova dinâmica em todo atendimento. Realçaram o incremento do número de motoristas que buscam a caracterização de alguma restrição ou deficiência que lhes permita a aquisição de veículos com desconto de ICMS e IPI, o que fez saltar de 1 mil para 9 mil casos para avaliação no ano. A título de esclarecimento, diz o Dr. Dirceu Silveira, o foco da junta está exclusivamente em analisar a condição enquanto motorista e que este procedimento tem origem quase sempre no encaminhamento dado pelo avaliador. “A questão do benefício tributário é em outra esfera; nos detemos somente nas possíveis necessidades tecnológicas do candidato para dirigir com segurança”.

Posição de destaque

Em setembro último, no XIII Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego (ABRAMET) e II Congresso Brasileiro de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT), realizados em Brasília, os servidores do Detran-PR e membros da Abramet Paraná tiveram três trabalhos publicados e dois escolhidos para apresentação durante as atividades. Tal destaque acabou vindo em reforço ao desenvolvimento do projeto da revista, atestando o comprometimento e o nível de conhecimento dos representantes do Paraná. Eles focaram suas abordagens na importância dos exames de aptidão física e mental para avaliação na renovação e outros procedimentos da CNH e também sobre os riscos da dependência tecnológica no trânsito. O tema maior dos congressos foi “O que o futuro nos reserva”.

Como participar?

Interessados em participar da publicação podem mandar seus trabalhos por email: revista.st@detran.pr.gov.br

Importante conferir a INSTRUÇÃO AOS AUTORES.

Obras devem ser acompanhadas do TERMO DE AUTORIZAÇÃO PUBLICAÇÃO/DIVULGAÇÃO.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios