Quando tudo passar...

Roberto Issamu Yosida

Como pensaremos quando tudo passar?

Faremos um rescaldo e um balanço. E todos chegarão à conclusão de que estavam certos.

Quem pensou que o isolamento foi cedo demais, tardio ou ideal, acreditará que acertou.

Aqueles que acreditaram em medicamentos, continuarão na sua crença. Outros que seguiram a ciência, terão a certeza da sua verdade. Quem achou bom ou ruim, persistirá na sua opinião.

É a nossa humanidade que prevalecerá plural e diversa. Todas as incertezas provavelmente continuarão em nossas mentes. Ninguém será vencedor porque, nesse caso, só há perdedores. Como numa guerra qualquer, lamenta-se que tenha existido.

Então novos fatos surgirão e hábitos serão incorporados no cotidiano. Crianças que nasceram nos dias que correm, conviverão com novas rotinas que para eles serão normais. Assim como são computadores e celulares para as crianças um pouco maiores.

O passado será, como foi em outras épocas e lugares, um registro histórico de que houve uma pandemia. Sua causa foi o - agora velho - novo coronavírus. Viveremos com esse e os demais vírus em uma simbiose sinistra que acometerá ora um, ora outro. Teremos então uma droga específica e tratamento para aqueles que não se imunizaram através de vacina.

Muitos mudarão sua atitude por convencimento ou por temor. Conceitos como vacinas, crescimento exponencial e estudos randomizados serão conhecidos pelos estudantes precocemente.

As crianças desejarão ser médico epidemiologista, pois sabem sua função e importância.

Será um mundo diferente, como diferentes são as pessoas. Eis a razão e a emoção de ser humano.

* Roberto Issamu Yosida é presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná.
** Artigo publicado na Gazeta do Povo de 22 de agosto de 2020.
*** As opiniões emitidas nos artigos desta seção são de inteira responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, o entendimento do CRM-PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios