01/07/2019

Questões éticas da prática médica são abordadas em julgamento simulado

CRM-PR participou de evento promovido pela OAB Maringá na última sexta-feira, 28, e que reuniu advogados, estudantes de Direito e de Medicina

clique para ampliarclique para ampliarSimulado foi realizado na última sexta-feira, 28, em Maringá. (Foto: OAB Maringá)
Representantes do Conselho Regional de Medicina do Paraná participaram, na última sexta-feira, 28 de junho, na sede da OAB Maringá, de um Julgamento Ético Simulado de caso envolvendo a atividade médica. Com base em uma situação real, os presentes acompanharam as explicações da mesa e votaram para decidir se haveria condenação do profissional e qual seria a pena. Contribuíram para os trabalhos o presidente do Conselho, Roberto Yosida, o corregedor-geral Mauricio Marcondes Ribas e o conselheiro Marcio de Carvalho, juntamente com a diretora da Delegacia Regional de Maringá, Fabíola Menegoti Tasca, e o assessor jurídico Martim Palma.

O caso que serviu como referência na atividade ética teve origem em uma adoção irregular, onde a mãe, ao fazer o pré-natal, teria exteriorizado ao médico sua impossibilidade de cuidar do bebê, falando inclusive em aborto, tendo o profissional localizado um casal para adotar o recém-nascido, o que não é permitido por lei. Porém, após o nascimento, a criança teve problemas e foi parar na UTI, momento em que a mãe biológica manifestou arrependimento e o "esquema" de adoção irregular foi descoberto. Os participantes da simulação de julgamento ético, após ouvirem as argumentações de ambos os lados, votaram pela condenação do profissional, com pena de advertência em aviso reservado (letra A).
clique para ampliarclique para ampliarResponsáveis pelo julgamento simulado. (Foto: OAB)

O corregedor-geral Mauricio Marcondes Ribas explicou o passo a passo do andamento de um processo dentro do CRM-PR, enquanto o o presidente Roberto Yosida destacou a agilidade do estado na resolução dos casos. A presidente da OAB Maringá, Ana Cláudia Pirajá Bandeira, elogiou o evento e lembrou da importância da atividade para os profissionais e acadêmicos de Medicina sempre agirem seguindo o Código de Ética Médica, assim tendo a certeza de que sua atitude irá conduzir para o melhor da medicina.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios