18/06/2021

Radiologista pioneiro de Campo Mourão lança o livro autobiográfico "Por onde andei"

Dr. Marcos Antonio Corpa relata sua trajetória de 48 anos de formação, 45 deles na cidade do Noroeste do Paraná. Sua família tem fortes laços na atividade médica, que incluem os três filhos e dois irmãos

O médico radiologista Marcos Antonio Corpa (CRM-PR 4.886) lançou o livro autobiográfico “Por onde andei” em evento realizado na noite de quinta-feira (17) no auditório da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), cidade do Noroeste do Estado onde ele se radicou há 45 anos e contribuiu de forma marcante não só na área de saúde como também para os indicadores sociais e econômicos. O lançamento da obra teve presença de público reduzida, por causa da prevenção pela pandemia, mas foi acompanhado online por grande número de pessoas através das redes sociais.

Marcos Antonio Corpa faz parte de uma família com fortes raízes da Medicina. Além de dois de seus irmãos, também os três filhos são médicos e que se somam a primos e sobrinhos que seguiram a profissão. Nascido na cidade paulista de Caconde, ele se formou pela Universidade Federal do Paraná em 1973. Fez residência no Rio de Janeiro e logo depois seguiu para Campo Mourão, onde, além da atividade médica, foi presidente da Acicam e Expocampo, sócio-fundador do Rotary Gralha Azul e fundador do Colégio Educacional Integrado, hoje Centro Universitário Integrado. Foi ainda um dos idealizadores e depois presidente do Clube de Radiologia do Interior do Paraná.

CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA OBRA 'POR ONDE ANDEI'

clique para ampliarclique para ampliarDr. Marcos, no lançamento do livro, na Acicam. (Foto: Divulgação)

A obra

O livro “Por onde andei” teve a coordenação editorial do historiador mourãoense Jair Elias dos Santos Júnior e foi publicado pela Nova História. Com 300 páginas, a obra foi prefaciada pelo também radiologista Lutero Marques de Oliveira, conselheiro do CRM-PR e amigo de longa jornada do Dr. Marcos Corpa.

A publicação tem vários capítulos distribuídos em sete partes, que começam pelas origens, passando pelo “aventurando pelo mundo afora”, construção dos sonhos e o desejo de conhecer o mundo, e se completando com o grande amor pelo futebol, contos e casos com familiares e amigos e, finalmente, encontros e reencontros da vida.

Aficionado por fotografia e viagens, o Dr. Marcos Corpa reúne no livro vários documentos e mais de centena e meia de registros fotográficos, incluindo de seus ascendentes, da infância em Caconde, da formação acadêmica, da família que constituiu e dos muitos empreendimentos que tomou frente, como a clínica que começou pequena e sob dificuldades.

Ao abordar sua paixão pelo futebol, o são-paulino de coração conta a experiência de ter constituído até um time de futebol, o “Marcos Corpa Futebol Clube”, que por aproximadamente uma década teve destacada participação em torneios de futsal e suíço. O time foi campeão citadino oito vezes, revelou muitos jovens para o esporte e, sobretudo, promoveu integração e descontração, como revela o médico.

O lançamento

O livro foi lançado no auditório da Acicam, instituição que o Dr. Marcos presidiu no período de 1997 a 1999. Foi mestre de cerimônias o jornalista Ilivaldo Duarte, membro da Academia Mourãoense de Letras. A abertura teve a execução dos hinos de Caconde, cidade onde o autor nasceu, e de Campo Mourão, onde se estabeleceu em 1976, seguida de exibição de sequência de fotografias das duas cidades.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Marcos e seu livro, lançado na quinta. (Foto: Tribuna do Interior)

Na sequência, amigos usaram a tribuna para prestar homenagem ao médico, falando de sua atuação na cidade durante quase meio século, seu espírito empreendedor e sua ativa participação na comunidade. O tributo coube aos empresários Getúlio Ferrari Júnior e Maria da Conceição Montans Baer, ao fisioterapeuta João Milton Lima e Santos, o ex-presidente da Acicam, Jintaro Ikeda, ao médico Francisco Fernandes Claudino e ao advogado Roberto Brzezinski. Em nome da família falou a filha médica Ana Cristina Corpa Faria.

A noite de autógrafos prosseguiu com o pronunciamento do Dr. Marcos Corpa, que falou sobre suas origens, os estudos na Universidade Federal do Paraná e no Rio de Janeiro, a fixação de raízes em Campo Mourão e suas viagens pelo mundo. Ao final, entregou os dois primeiros livros aos netos e à esposa Derci Ercoli Corpa, que conheceu em 1979 e casou já no ano seguinte. Em seguida passou a autografar livros para os presentes à solenidade.

Como relatou ao CRM-PR, o livro “Por onde andei” detalha as suas estadas em 10 cidades que marcaram sua vida, a começar por Caconde e ainda Três Lagoas e Adamantina presentes na infância, o internato em Lins, a preparação para o vestibular em Ribeirão Preto, a experiência na capital paulista, a formação médica em Curitiba, a especialização no Rio (Santa Casa), o início da profissão em Marília e Adamantina e, finalmente, a escolha de Campo Mourão para se radicar. Além do do CRM do Paraná, ele tem registro no do Rio de Janeiro (217.186) e São Paulo (24.856). 

Família médica

O irmão mais velho Adilson Pessoa Corpa formou-se também no início dos anos 1970 e se registrou inicialmente no Conselho de São Paulo (CRM-SP 20.204), tendo se transferido para o Paraná em 1977 (CRM-PR 5.545). Cirurgião pediátrico, foi se instalar em Goioerê. O irmão mais novo do Dr. Marcos, Antonio Corpa Neto, também radiologista,  registrou-se primeiro no Cremesp (37.453), depois no CRM-PR (8.169) e depois no Rio Grande do Norte (10.835). Primos do Dr. Marcos, como os oftalmologistas Jesse Haroldo Corpa e Adriana Corpa, com atuação em São Paulo, e sobrinhos, como as Dras. Camila e Juliana, também atuam na Medicina.

Os três filhos do Dr. Marcos não apenas seguiram seus passos na Medicina como na especialidade, sendo hoje os responsáveis pela clínica que ele fundou nos anos 1970. A Dra. Maria Carolina Ercoli Corpa Gurgel (CRM-PR 28.681 e CRM-SP 116.414), especialista em diagnóstico por imagem e com áreas de atuação em ultrassonografia geral e mamografia, tem quase 17 anos de formada. Marcos Antonio Corpa (CRM-PR 28.522 e CRM-SP 133.032), é especialista em radiologia e diagnóstico por imagem, atuando há mais de 13 anos. A Dra. Ana Cristina Ercoli Corpa (CRM-PR 30.756), com títulos também em radiologista e diagnóstico por imagem, formou-se há uma década.

O Dr. Marcos, que completa 72 anos em 19 de julho, declara-se praticamente aposentado na profissão médica, embora a presença na clínica que fundou e que tem a esposa na administração seja um roteiro diário obrigatório.

Fonte: Fonte: Redação Portal TaSabendo, com informações do CRM-PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios