05/03/2008

Realidade e perspectivas da residência médica


A Comissão de Integração do Médico Jovem deu prosseguimento à palestra sobre "Residência Médica: Realidade e Perspectivas" realizada no primeiro dia do I ENCM. Em debate esteve a atual situação dos programas de residência médica distribuídos em todo o território nacional. De acordo com o assessor da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC), Dr. Evandro Guimarães, hoje são 3.628 programas de residência no Brasil, sendo que 57% dessas vagas estão concentradas na região sudeste do Brasil.


Para o Presidente da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), Dr. Paulo Amaral, as vagas estão concentradas no sudeste devido as melhores condições estruturais apresentadas nesta região do país. "A realidade hoje é que não basta apenas abrir mais vagas de residências em diferentes localidades já que a medida não garante a presença dos médicos nestas cidades". Uma das soluções propostas pelo Dr. Amaral é que o governo passe a ofertar um bom plano de carreira para estes profissionais.


Outro dado alarmante foi o crescimento dos cursos de medicina ofertados principalmente pelas instituições privadas. Dados coletados no site do Ministério da Educação e Cultura (MEC) mostram que em 2007 eram 128 cursos de medicina e hoje estão registrados 171 cursos. "A perspectiva é que faltem vagas para novos egressos das residências médicas considerando que os níveis de desistência dos cursos são muito baixos", declarou o conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Edevard José de Araújo. Como conseqüência deste cenário, ele apontou também a falta de critérios para a criação de cursos de residências médicas já que hoje a procura está diretamente relacionada aos ganhos/ altos salários.


Como alternativa para melhorar a qualidade do ensino e também dos atendimentos médicos o membro da Comissão de Integração do Médico Jovem (CIMJ/CFM), Dr. Rafael Campos do Amaral Vasconcellos, propôs maior contato entre médicos e residentes, e melhor acesso às informações médicas.

Na seqüência, o presidente do CRM-PR e 3.º vice-presidente do CFM, Gerson Zafalon Martins, acompanhou a apresentação de relatório anual de 2007 com a prestação de contas do Conselho Federal, feita pelo Dr. José Hiran da Silva Gallo, Tesoureiro da entidade (foto).

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios