17/11/2021

Regional do CRM-PR em Maringá recebe representantes do HUM

Visitas ocorreram durante reunião ordinária dos membros da representação, em agradecimento à disponibilidade do Conselho no período da pandemia e para apresentação do serviço de atenção a vítimas de violência sexual

A Diretoria da Representação Regional do CRM-PR em Maringá realizou no dia 4 de novembro, quinta-feira, a primeira reunião presencial desde o início da pandemia. Além da pauta de assuntos internos, o encontro teve também dois momentos com visitas de representantes do Hospital Universitário de Maringá (HUM).

clique para ampliarclique para ampliarDiretoria da Repreg recebeu a médica Daniela Alvares da Silva Matsumoto. (Foto: CRM-PR)
A Dra. Daniela Alvares da Silva Matsumoto (CRM-PR 26.788), Pediatra de Maringá e Diretora Técnica do HUM, representando a Superintendente Dra. Elisabete Mitiko Kobayashi (CRM-PR 11.991), manifestou o agradecimento da entidade pela disponibilidade do CRM-PR em ajudar durante todo o período da pandemia por meio de consultas, reuniões, esclarecimentos e  acolhimento das demandas apresentadas pelo Hospital nesse período turbulento. 

A médica destacou ainda que, no atual momento, em decorrência do avanço da vacinação, as taxas de ocupação de leitos do HUM reduziram, permitindo à instituição restabelecer a normalidade de seus atendimentos. Nesse sentido, ressalta que a aproximação com o CRM-PR foi profícua e de grande valia.

Em um segundo momento a reunião contou com a presença das médicas Tatiane Colombari Lopes (CRM-PR 28.158), Ginecologista e Obstetra, e Carolina Sartini Stocco (CRM-PR 34.716), Pediatra, responsáveis pelo serviço de atenção aos casos de violência sexual oferecido pelo HUM. Na ocasião, elas apresentaram o serviço aos Representantes da Repreg de Maringá, destacando os dados, a organização e os avanços logrados pelo serviço na gestão 2020/2021, quando assumiram a coordenação. 

clique para ampliarclique para ampliarNo mesmo dia os membros da Repreg receberam as médicas Tatiane Lopes e Carolina Stocco. (Foto: CRM-PR)
Elas explicaram que o serviço conta com equipe multidisciplinar composta por médicos (Ginecologistas, Pediatras, Psiquiatras), assistentes sociais e psicólogos, no intuito de fornecer todo o acolhimento necessário às vítimas de violência sexual. E falaram, ainda, da integração obtida nessa gestão entre o serviço, o Ministério Público e o IML, que aumentou sobremaneira a eficiência no protocolo de atendimento às vítimas, diminuindo a morosidade e desgaste a essas pessoas já fragilizadas pela violência sofrida.

O serviço se divide em atendimento aos casos de violência aguda (ocorrida em até 72h), que são recebidos no Pronto Atendimento do Hospital, e casos de violência crônica, que contam com atendimento todas as sextas-feiras à tarde.

Os Representantes parabenizaram as médicas pela apresentação e condução do trabalho de forma técnica e eficiente e destacaram a necessidade de ampliar a divulgação na cidade para aumentar o alcance do serviço.

Participaram da reunião a Dra. Fabíola Menegoti Tasca, Diretora Regional; Dra. Ana Maria Silveira Machado de Moraes, Vice-Diretora Regional; Dra. Adriana Albuquerque Nicolau, Secretária Regional; Dr. Adans Weslley Trautwein, Representante Regional; Dr. Rafael Ribeiro Mori, Representante Regional; e Dr. Márcio de Carvalho, Conselheiro.


Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios