15/03/2011

Reiterada importância da união dos médicos em prol de mobilização nacional

A plenária reuniu quase 200 profissionais na sede do CRM-PR e reforçou o convite para que os médicos participem ativamente da paralisação nacional que irá ocorrer no dia 7 de abril.



A sessão plenária aberta aos médicos para debater a questão dos honorários médicos, realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná na noite de 14 de março (segunda-feira), ratificou a posição consensual de insatisfação dos profissionais na relação com as operadoras de planos e seguros-saúde. Do encontro, traduzido como uma conversa "franca" entre os médicos e os dirigentes de suas instituições representativas, saiu o aval ao "Dia Nacional de Paralisação do Atendimento aos Planos de Saúde", programado para 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e para o qual se espera a maciça adesão como instrumento balizador do movimento pela valorização da Medicina e do trabalho médico.

A plenária no auditório do Conselho contou com a participação de aproximadamente 200 médicos, incluindo representantes do CRM, da Associação Médica e do Sindicato dos Médicos do Paraná, que integram a Comissão Estadual de Honorários Médicos, além do presidente e do vice do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz d Avila e Carlos Vital Corrêa Lima. Estes, destacaram que o protesto será extensivo a todo o País e que propõe a suspensão por um dia das consultas e de procedimentos não-emergenciais. A sugestão é para que os médicos organizem sua agenda para causar os menores transtornos possíveis, em especial aos pacientes, que devem ser esclarecidos de que o movimento é em defesa da saúde supletiva, da prática segura e eficaz da Medicina e, sobretudo, pela qualidade na assistência prestada aos cidadãos.

De acordo com Roberto Luiz d Avila, o movimento funcionará como termômetro para avaliar a capacidade de união da classe. "Contamos com a colaboração e a participação de todos os colegas. Juntos somos mais fortes para atingir nossos objetivos", enfatizou. O presidente do CFM também citou alguns avanços como a publicação da Resolução do CFM 1.958/2010, que trata do retorno de consultas médicas e evidencia a autonomia dos profissionais, e o exemplo de mobilização dos médicos em Ivaiporã (PR), que iniciaram o processo de descredenciamento dos planos de saúde em fevereiro deste ano.

As funções de cada uma das entidades, as normas legais e éticas vigentes e o histórico do movimento médico e prestação de contas das ações políticas empreendidas na última década estiveram em destaque na apresentação aos profissionais presentes à plenária aberta, que tiveram a oportunidade de interagir e também manifestar suas ansiedades e dificuldades. O conselheiro Luiz Sallim Emed fez um href="https://www.crmpr.org.br/imprensa/arquivos/cbhpm.pdf " target="_blank">relato de toda a luta que, inclusive, precedeu a implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), normatizada por resolução de CFM de 2003. Ele ressaltou que importantes passos foram dados, mas que é indispensável a integração dos médicos na causa comum para, de forma ética, conquistar remuneração justa.

O presidente do CRM-PR, Carlos Roberto Goytacaz Rocha, juntamente com o vice-presidente e coordenador da Comissão de Defesa Profissional, Alexandre Gustavo Bley, encerraram os debates e acolheram sugestões dos colegas para melhoria das condições de trabalho, bem como ações para fortalecer a mobilização do dia 7 de abril. As propostas serão analisadas em reunião prevista para ocorrer na próxima segunda-feira, dia 21, na sede da Associação Médica do Paraná. O encontro contará com a participação de integrantes da Comissão Estadual de Honorários Médicos, que reúne o CRM-PR, a AMP e o Simepar, além de representantes das Sociedades de Especialidades, e é aberto a todos os médicos do estado.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios