28/10/2020

Representação do CRM-PR em Maringá realiza ações de conscientização sobre o câncer de mama

Campanha ao longo do mês inclui iluminação da fachada da Regional, uso de camisetas temáticas e entrevistas com médicas da cidade que receberam o diagnóstico da doença

A Representação Regional do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) em Maringá promoveu ao longo do mês de outubro uma série de atividades em prol da conscientização da população sobre o câncer de mama. A campanha desde o início do mês incluiu como uma de suas ações a iluminação da Regional com refletores com temporizador e lâmpadas cor-de-rosa para dar a tonalidade à fachada do prédio no período noturno.

clique para ampliarclique para ampliarFachada da Regional de Maringá iluminada na cor da campanha (Foto: CRM-PR)
Para incentivar o assunto entre os profissionais médicos e público em geral, a diretora da Repreg Maringá, Dra. Fabíola Menegoti Tasca, presenteou os funcionários João Vitor Ramos da Silva e Adriana Alves Calderani com camisetas temáticas do Outubro Rosa. As camisetas estão sendo utilizadas no atendimento ao público da Regional ao longo deste mês.

Por fim, a diretora da Representação realizou entrevistas individuais com duas médicas de Maringá, as pediatras Iná Maria Frias Cabral Arthur e Daniela Alvares da Silva Matsumoto. Nas conversas, elas relataram como receberam o diagnóstico do câncer de mama, como foi o tratamento e como a confiança na equipe médica e otimismo foram fundamentais para o processo de cura.

Entrevista com Dra. Iná Maria Frias Cabral Arthur

clique para ampliarclique para ampliarDiretora Fabíola Tasca (esq.) recebe a pediatra Iná Arthur na Regional em Maringá (Foto: CRM-PR)
A pediatra Iná Maria Frias Cabral Arthur foi recebida na Repreg Maringá no último dia 19 pela diretora Fabíola Tasca para contar um pouco sobre a sua história de superação do câncer de mama. Diagnosticada há 12 anos, a médica contou que foi surpreendida na época pela descoberta, pois realizava seus exames rotineiramente. 

Seu tratamento incluiu mastectomia, quimioterapia e radioterapia, sendo que atualmente está curada da doença. Durante todo o tratamento, a pediatra relata que teve de se afastar das atividades de trabalho.

Quando finalmente pôde retornar, ela percebeu o quanto gostava de ser médica e isso inclusive a ajudou em sua recuperação, aumentando seu interesse em promover uma Medicina humanizada, colocando-se no lugar da família e de seus pacientes.

Entrevista com Dra. Daniela Alvares da Silva Matsumoto

clique para ampliarclique para ampliarAntes e depois da Dra. Daniela Matsumoto, que participou de bate-papo online com a diretora da Repreg Maringá (Foto: Reprodução)
Também pediatra, a Dra. Daniela Alvares da Silva Matsumoto participou de uma conversa com a diretora Fabíola Tasca de forma online no dia 23. Ela relatou que fazia exames de rotina com regularidade, mas, a partir de uma intuição de sua mãe, realizou novamente o exame, recebendo o diagnóstico do câncer de mama em janeiro de 2019.

Seu tratamento incluiu uma cirurgia no início de fevereiro; quimioterapia de fevereiro a julho; radioterapia em agosto; tratamento das queimaduras da radioterapia em setembro; e fim do tratamento em outubro de 2019. A médica relatou que, atualmente, realiza exames de rotina a cada três meses.

Dra. Daniela enfatizou que confiou nos médicos e equipe desde o início de seu tratamento, tendo mantido uma atitude otimista em relação à cura. Além disso, ela diz ter aprendido a valorizar ainda mais a família e cada minuto da vida. A pediatra afirmou ainda que ter vivido a experiência possibilitou-lhe compreender melhor as frustrações de seus pacientes, o que a fez melhorar muito como médica. 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios