25/01/2021

Representantes do CRM-MT visitam o Paraná para conhecer inovações nas atividades conselhais

Singular do Mato Grosso pretende utilizar experiências em benefício dos médicos, das empresas de saúde e da própria sociedade, como serviços digitais e maior proximidade com os profissionais interiorizados

O Conselho Regional de Medicina do Paraná recebeu em sua sede em Curitiba, durante a última semana, a presidente e as secretárias do Conselho do Mato Grosso, que vieram conhecer algumas das inovações recentes implementadas e que se voltam em benefício do médico, das empresas de saúde e da sociedade, como a expansão dos serviços digitais, da representatividade e das ações de educação continuada, além do uso telemático para audiências e reuniões. Outros Conselhos, como os da Bahia, Santa Catarina e Tocantins, também têm compartilhado de experiências alcançadas pelo Paraná e com repercussão muito positiva em todo país.

clique para ampliarclique para ampliarRepresentantes do MT com os conselheiros Thadeu Brenny Filho e Luiz Ernesto Pujol e a coordenadora da Corregedoria, Miqueline do Carmo Lima. (Foto: CRM-PR)

As soluções tecnológicas para atendimento remoto mais presente e eficaz é um dos desafios para o Conselho do Mato Grosso por causa de sua grande extensão territorial. Afinal, são mais de 900 mil km2, uma população de 3,224 milhões e somente 144 municípios. Além disto, tem menos de 7 mil médicos em atividades. Além de sua sede na capital Cuiabá, o CRM-MT tem regionais em duas das suas mais importantes cidades: Sinop e Rondonópolis. O Paraná, por sua vez, tem pouco mais de um quinto da área territorial do MT (199.315 km2), mais de 11 milhões de habitantes e nada menos do que 399 municipalidades acolhendo universo de mais de 30 mil médicos.

Uma das inovações que o Mato Grosso pretende implantar, de forma gradativa, é a da expansão representativa, que no Paraná começou no segundo semestre de 2020, em meio à pandemia. O CRM-PR tinha 16 unidades representativas; hoje são 103, envolvendo 433 representantes. Assim, conquistou uma posição privilegiada de aproximação do médico das mais diferentes e longínquas regiões do Estado, podendo observar mais atentamente as suas dificuldades. Neste novo cenário, com seus polos virtuais, o Conselho do Paraná se faz presente em mais de um quarto dos municípios.

A presidente do CRM-MT, Dra. Hildenete Monteiro Fortes, diz que a atual diretoria pretende manter as sedes físicas de Sinop e Rondonópolis, mas que a ideia oferecida pelo Paraná será muito importante para estreitar distâncias num estado de dimensões territoriais tão grandes, eis que exige investimentos contidos na área tecnológica para se conectar com os médicos do interior. A presidente esteve no Paraná acompanhada da 1.ª secretária, Dra. Lúcia Helena Barbosa Sampaio, e da 2.ª secretária, Dra. Débora Andrea Castiglioni Alves, além do técnico em informática João Francisco da Silva Gaudêncio, hoje responsável pela TI do CRM-MT.

clique para ampliarclique para ampliarRecebendo edição da revista Iátrico em reunião na sala da Diretoria. (Foto: CRM-PR)

Os representantes do Mato Grosso tiveram contato com funcionários ou coordenadores de quase todos os setores, incluindo Corregedoria, Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional, Codame, Jurídico, TI, Secretaria-Geral, Compras, Comunicação, Biblioteca, Departamento de Inscrição, Mídias/Educação Médica, Vice-Presidência/Representações Regionais e Tesouraria/Financeiro.

As representantes do Mato Grosso elogiaram as muitas ações inovadoras e agradeceram a receptividade e a disposição do Conselho do Paraná em compartilhar todas as informações, que serão muitos úteis em sua aplicação naquele Estado, o que deve ocorrer de maneira planejada e gradual. Chamou a atenção das dirigentes do CRM-MT o volume de documentos digitais emitidos, que no Paraná alcançou a marca de 1 milhão já em setembro de 2020, as quase 100 mil participações em eventos de educação continuada e as mais de 2 mil fiscalizações realizadas pelo Defep só no ano passado, posicionando o Estado como um dos ativos neste campo. De acordo com a Dra. Hildenete Monteiro Fortes, o Conselho de seu estado, que está retomando as atividades presenciais, a realização de audiências e até julgamentos começa a se tornar realidade, do mesmo modo que no Paraná.

Confira vídeo gravado pelas diretoras do Conselho do Mato Grosso, ao término da visita ao CRM-PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios