02/06/2023

Representantes do CRM-PR em Maringá recebem estudantes e coordenadores de cursos de Medicina

Encontro é uma forma de aproximar os futuros médicos do Conselho, proporcionando momento de escuta e também apresentando os serviços oferecidos, em especial a EMC

A Representação Regional do CRM-PR em Maringá promoveu na tarde desta quinta-feira, 1º de junho, reunião entre os membros da Diretoria e coordenadores de curso, coordenadores de internato e representantes dos centros acadêmicos dos três cursos de medicina da cidade, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Unicesumar e Uningá.

clique para ampliarclique para ampliarReunião foi realizada na sede da Representação do CRM-PR em Maringá. (Foto: CRM-PR)
O objetivo da reunião foi promover um momento de aproximação entre o CRM e os representantes acadêmicos, em especial os futuros médicos, ouvindo suas dificuldades e oferecendo suporte dentro do escopo de atuação do Conselho, com formação continuada em temas diversos por meio do projeto de Educação Médica Continuada.

Discutiu-se a necessidade de se trabalhar ao longo do curso temas como postura médica em mídias sociais, Código de Ética Médica, saúde mental dos estudantes, gestão financeira de carreira e atuação como pessoa jurídica, entre outros temas com os quais os recém-formados se deparam quando saem da faculdade.

Outro assunto abordado foi a relação médico-paciente e o impacto que os avanços da tecnologia podem ter nesse contexto. A socialização entre os alunos e sua desenvoltura nas relações com os demais colegas, professores e comunidade acadêmica devem ser incentivadas para que o estudante não perca a habilidade de se relacionar no momento do atendimento presencial, prejudicando assim sua atuação profissional. 

Os transtornos psiquiátricos entre os estudantes de Medicina também preocupam e podem ter diversas causas, desde uma alimentação inadequada, passando por uso de remédios, preocupações comportamentais e de status, até o endividamento e pressão decorrente da saturação do mercado de trabalho.

Maringá forma, aproximadamente, 450 médicos por ano e, para a Diretoria da Regional, Dra. Fabíola Tasca, “é importante que seja dada atenção à qualidade da formação, prezando sempre pelos pilares éticos de atuação na medicina.” No encontro também foi esclarecido que, embora o CRM não tenha ingerência direta sobre os estudantes de medicina, é possível buscar uma aproximação por meio de palestras nas faculdades com os temas de interesse dos estudantes, eventos como julgamentos simulados e o programa da Educação Médica Continuada, que é uma fonte importante de formação complementar aos estudantes. 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios