11/10/2010

Residência médica: entidades proporão ajustes em marco regulatório

Entidades proporão ajustes em marco regulatório


O 1º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Lima, participou na última quarta-feira (6) de reunião na Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC) para tratar sobre as alterações propostas no marco regulatório da Residência Médica. Na oportunidade, ele representou o CFM também como o coordenador de sua Comissão de Ensino Médico.


No encontro, "ficou acordado que as entidades médicas elaborarão propostas coerentes com a manutenção dos valores por elas defendidos, de independência e capacitação da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), indispensáveis à preservação da qualidade desta forma de ensino médico, em nível de pós-graduação", afirmou o conselheiro Carlos Vital. As sugestões serão encaminhadas nos próximos dias.


Do encontro no Ministério da Educação, também participaram representantes da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e do Governo Federal.


A proposta de alteração do marco regulatório deverá ser apresentada no dia 28 deste mês, durante o 48º Congresso Brasileiro de Educação Médica, que será realizado de 27 a 30 de outubro, em Goiânia (GO). O tema recebe atenção especial por parte do CFM por conta de possíveis repercussões que mudanças neste marco podem trazer para o exercício e o ensino da Medicina no país.


Atualmente, o Governo discute a formulação de uma proposta que pode alterar aspectos relacionados às avaliações nos processos de renovação e abertura de novos programas de residência médica. Estudam-se também mudanças na atual composição da Comissão Nacional de Residência Médica, responsável por essas avaliações. Nesta semana, o mesmo tema foi discutido pelos integrantes da Comissão de Ensino Médico que se reuniu na sede do CFM, na última terça-feira (5).


Fonte: CFM

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios