21/07/2006

Residentes ameaçam greve em setembro

A negativa do Ministério da Educação (MEC) sobre o reajuste da bolsa para os médicos residentes mobiliza a categoria para uma possível greve, no mês de setembro. Em reunião realizada em Brasília no dia 26 de junho, entre o ministro Fernando Haddad, integrantes dos órgãos financiadores de bolsas e da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), o Governo apresentou o índice de reajuste em 30%, pouco acima da metade do valor reivindicado. Haddad explicou que a base de cálclulo utilizada foi a inflação registrada na administração de Luís Inácio Lula da Silva, bem como a proposta não contempla o aumento para 2006.

Já a representante do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad (esposa do Ministro), afirmou que não seria possível dar uma resposta definitiva sobre o tema, pois o assunto necessita de mais prazo para discussões e posição compartilhada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

Posição que foi acatada pelo Ministro Fernando Haddad.
A indignação da categoria será refletida em uma paralisação dos mais de 17 mil profissionais no próximo dia 24 de agosto.

- O Ministro Haddad empenhou sua palavra no reajuste na última reunião (02 de junho), mas não demostrou credibilidade com os devaneios - destaca Diogo Sampaio, Presidente ANMR.

- Ficou evidente a falta de compromisso do MEC com os médicos residentes, quando o Governo gasta quase meio bilhão de reais com aumento dos servidores federais e não pode reajustar a nossa bolsa - completou Sampaio.

A Diretoria da ANMR destaca que ficou perplexa com as declarações da última reunião, pois o próprio Haddad se comprometeu em encaminhar o reajuste solicitado, em encontro realizado há 15 dias.

- Não nos parece compreensível que o Ministério da Saúde diga que a discussão ainda está em andamento e que necessita de prazo - disse Waldemar, Secretário-Geral ANMR.
Apesar disso, a ANMR reforça que não pretende desistir das negociações.

- Agora a conversa será nas ruas do país. Peço que todos os residentes estejam engajados na paralisação do dia 24 de Agosto. Cada dia que passa é um dia que se perde para a residência médica e a Saúde do Brasil - Desabafo da Diretoria da ANMR que está há mais de 10 meses em negociação com o Governo.


Paralisação Nacional Dia 24 de Agosto

A ANMR estará promovendo todo o suporte necessário aos estados. entre em contato diretamente conosco (0xx-21-81819828) ou com sua estadual


FONTE: Imprensa/ANMR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios