17/08/2010

Residentes em greve no Paraná

Associação dos Médicos Residentes do Paraná (Amerepar) informa que será garantido o atendimento de urgência e emergência aos usuários do SUS.




A classe dos médicos residentes do Sistema Único de Saúde (SUS) começa uma greve hoje (17) em todo o Brasil. No Paraná, onde há cerca de 500 médicos residentes, a formalização da greve ocorre na próxima quarta-feira, dia 18, e a greve começa sexta, dia 20. É o que afirma a presidente da Associação dos Médicos Residentes do Paraná (Amerepar), Maria Cecília Beltrame Carneiro. De acordo com a residente em psiquiatria, na noite de segunda-feira, dia 16, uma reunião discutiu a adesão à greve com cerca de 30 médicos de vários hospitais. "Iniciamos um indicativo de greve até sexta-feira. Até lá vamos mobilizar os médicos residentes", afirma, ressaltando que será garantido o atendimento às necessidades essenciais dos usuários do SUS em caso de urgência e emergência.

A Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) informa que possui cerca de 22 mil médicos que atendem 70% da população coberta pelo SUS e que a intenção da mobilização nacional é conscientizar a população e gestores da importância social da residência médica no atendimento à saúde. As principais reivindicações da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR) tornaram-se projetos de lei, abaixo descritos, e em tramitação na Câmara dos Deputados.


PL 6.146/09, que tramita na Câmara dos Deputados apensado a outros dois projetos: o PL 7.055/10, de autoria do deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP) e o PL 7.328/10, do Deputado Vilson Covatti (PP/RS). Esses projetos contemplam as reivindicações do movimento nacional dos médicos residentes: gratificação natalina, licença gestante de 180 dias e bolsa alimentação e moradia.


PL 7.567/10, do deputado Vilson Covatti (PP), cujo texto estabelece o valor de R$ 2.658,11 para a bolsa auxílio dos médicos residentes. O total foi calculado com base na aplicação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) acumulado desde novembro de 2006, quando a categoria recebeu o último reajuste, além de outras perdas, como uma reposição de 23,7% prometida pelo governo federal para 2007, que nunca foi paga.


PL 7.064/10, do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) que visa estabelecer uma revisão anual do valor da bolsa de residentes.


Acesse a íntegra do documento enviado pela ANMR aos presidentes das COREMES e CEREMES clicando href="https://www.crmpr.org.br/imprensa/arquivos/of_anmr.pdf" target="_blank">aqui.




Leia mais no jornal href="http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1036574&tit=Medicos-residentes-comecam-greve-hoje" target="_blank">Gazeta do Povo.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios