27/03/2020

Reunião com Deregs do CRM-PR debate exercício da atividade médica em tempos de pandemia

Conselho define incremento de ações de orientação ética para estudantes de Medicina e profissionais em estabelecimentos hospitalares

O Conselho de Medicina do Paraná realizou na noite de quinta-feira (26) o 29º Encontro da Diretoria com os Diretores das Delegacias Regionais. A pandemia do novo coronavírus, que traz um cenário de grandes dificuldades para o setor de saúde, para os profissionais que nele atuam e para a população de modo geral, foi um dos temas em destaque da pauta.Foram avaliados os impactos na atividade médica a limitação de equipamentos de segurança e desdobramentos de medidas como autorização da telemedicina, condições especiais para emissão de atestados e receituários e ainda o entendimento de eticidade na cobrança de atendimentos médicos remotos, desde que previamente acordado entre as partes e de que o valor a ser cobrado esteja revestido de bom senso.

Outra questão debatida na reunião refere-se a vazamento de informações trocadas em grupos de WhatsApp de médicos e que chegam a não médicos, por vezes até com fotos ou exames de diagnóstico, violando o sigilo médico. O entendimento prevalente é de que o “whats” não é uma ferramenta confiável quanto ao sigilo e que, por sua agilidade, pode acabar expondo profissionais e pacientes.

Como deliberado no encontro, o programa de Educação Médica Continuada deve merecer incremento em ações direcionadas a estudantes nas escolas médicas e aos médicos nos serviços hospitalares. Palestras sobre o Código de Ética dos Estudantes de Medicina serão disponibilizadas para os cursos existentes no Estado, enquanto para os profissionais haverá abordagens específicas sobre prontuários médicos, comissões de óbito e prontuários, atestados médicos e de óbito e relações médico-paciente. Enquanto perdurar a pandemia, as palestras serão disponibilizadas pela web.

clique para ampliarclique para ampliarO 2º Encontro com as Deregs foi realizado por webconferência. (Foto: CRM-PR)

O 29º Encontro foi por webconferência e teve a coordenação dos trabalhos na sede pelos conselheiros Wilmar Mendonça Guimarães, vice-presidente; Luiz Ernesto Pujol, secretário-geral; e Carlos Roberto Naufel Junior, gestor do Defep (Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional). O presidente Roberto Yosida e os demais conselheiros-diretores acompanharam pela web, assim como diretores, vices ou delegados de 14 das 16 Deregs existentes no Paraná. Os representantes de Pato Branco e Santo Antônio da Platina não puderam participar.

Devido ao atual cenário, a próxima reunião não será realizada no próximo trimestre. Assim, o 30º Encontro vai ocorrer somente em 26 de setembro. Possíveis demandas das várias regiões devem ser direcionadas às delegacias para análise e inclusão em pauta.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios