12/11/2007

Reunião do FCFAS discute estratégias para a 13ª Conferência Nacional de Saúde

Uma reunião do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde, o FCFAS (conhecido como Conselhinho), discutiu nesta segunda-feira (5) estratégias para a 13ª Conferência Nacional de Saúde. Outros temas de destaque foram os procedimentos para escolha de que conselho irá assumir o III Fórum de Promoção Integral na Área da Saúde, Fundação Estatal, e apresentação do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).

Sobre a 13ª Conferência, que acontece de 14 a 18 de novembro em Brasília, foi estudada a participação organizada do FCFAS; a parte operacional relativa ao estande e sua importância simbólica; e designação de um representante junto à coordenação da Conferência. "Vamos nos organizar na valorização dos conselhos na questão da saúde, reafirmar a importância deles na promoção da saúde", explicou o coordenador do encontro, Geraldo Luiz Moreira Guedes, conselheiro do Conselho Federal de Medicina.

O presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber, apresentou aos conselheiros e representantes a trajetória da Educação Física, os principais entraves relacionados ao desenvolvimento do trabalho e os principais projetos de lei que dizem respeito aos profissionais da área. Steinhilber disse que considera importante a possibilidade de os profissionais da área de saúde se conhecerem e se apoiarem em suas questões.

Outra questão em pauta foi decidir que conselho irá assumir o III Fórum de Promoção Integral na Área da Saúde, que na primeira edição foi assumido pelo conselho de Educação Física e, na segunda, pelo de Fonoaudiologia. Todos os conselhos serão convidados através de carta e a escolha será feita a partir da manifestação do interesse.
No que diz respeito à proposta de criação do novo modelo de fundação estatal, o FCFAS quer ampliar o debate e conhecer o posicionamento dos conselhos federais da área da saúde. O de Medicina e o de Farmácia já se posicionaram contrariamente à proposta.

O FCFAS agrega os Conselhos Federais de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutricionistas, Psicologia, Odontologia, Serviço Social e Técnicos em Radiologia.

Estiveram presentes conselheiros ou representantes de praticamente todos. Representando o CFM, estiveram presentes Geraldo Luiz Moreira Guedes e Frederico Henrique de Melo.


Fonte: CFM

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios