31/07/2009

Reunião estimula trabalho conjunto entre peritos e psiquiatras

A intenção é promover evento técno-científico ainda em 2009 para discussão de conduta dos profissionais.



Mais de 30 médicos especialistas estiveram reunidos na sede do CRMPR na última quarta-feira, dia 29 de julho, para debater as condições de trabalho, dilemas éticos e tentar sanar dúvidas a respeito de atestados médicos para perícia na área da psiquiatria. Ao final da atividade, os presentes decidiram propor ações de estímulo ao trabalho conjunto entre peritos e psiquiatras com intuito de acrescentar e aumentar a troca de informações entre os médicos, diminuir a possibilidade de problemas ético-profissionais e fomentar a busca por uma análise pericial mais próxima da realidade e condizente com as reais condições do paciente.

A Sociedade Paranaense de Psiquiatria (SPP), o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRMPR) e a Sociedade Brasileira de Perícias Médicas - Regional Paraná (SBPM-PR), entidades organizadoras do evento, irão elaborar um documento explicativo, baseado na legislação vigente, a ser disseminado aos médicos. A intenção é incluir informações relevantes sobre como preencher corretamente o atestado médico para perícia e quais as funções do médico assistente e do perito. Além disso, a intenção das entidades é organizar atividade técnico-científica ainda em 2009 para discussão de condutas médicas psiquiátricas e periciais.

Na oportunidade, o médico psiquiatra Marco Antonio Bessa, conselheiro do CRMPR e presidente da SPP, ressaltou a importância das Sociedades buscarem promover reuniões éticas com os jovens médicos a fim de dar subsídios e orientações para que eles estejam bem informados e bem qualificados para o exercício da profissão. Na oportunidade, citou reunião realizada pela SPP dirigida aos residentes sobre atestados médicos e sugeriu que as especialidades médicas copiem a iniciativa, que tem dado bons frutos.

Na oportunidade, estiveram presentes representantes de diversas instituições médicas. Além de Marco Bessa, o Conselho de Medicina esteve representado pela conselheira Keti Stylianos Patsis, que é médica do trabalho e perita do INSS. Da SBPM-PR, o presidente em exercício, Robert Assaad El Sarraf, e o tesoureiro e Diretor de Ensino, Ricardo Del Segue Villas-Boas, acompanharam a atividade. Para o vice-presidente, Robert Sarraf, a intenção da Sociedade Científica é justamente aproximar-se das especialidades médicas a fim de construir conceitos e trocar experiências para aparar arestas no trabalho do médico perito. "Esta reunião foi excelente. Atingimos o objetivo principal, que é despertar o interesse dos especialistas pela nossa área de atuação e fazê-los entender o quão válido é este trabalho conjunto entre a classe médica", afirma.

O tesoureiro da entidade, Ricardo Del Segue Villas-Boas, acredita que a união pelos esforços conjuntos de diferentes especialidades em relação ao campo de atuação e abrangência da perícia médica são necessárias para dirimir campos específicos de atuação entre o médico assistente e o perito médico. "A SBPM-PR tem procurado progressivamente realizar este tipo de ação no intuito de promover a harmonia entre as especialidades e a perícia médica", explica. Ele comenta ainda que a entidade médica está realizando módulos de atualização científica com enfoque pericial, procurando agregar as especialidades nesta abordagem integrada.



Propostas concretas

- Elaborar documento a ser disseminado aos médicos com informações relevantes sobre como preencher corretamente o atestado medico e quais as funções do médico assistente e do perito, incluindo legislação; e

- Organizar seminário ou jornada técnico-científica para discussão de condutas médicas psiquiátricas e do médico perito com intenção de realização no início de outubro.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios