14/02/2019

Reunião ética reúne 171 novos médicos na sede do CRM-PR

Evento recepcionou médicos recém-formados de Curitiba e região para entrega das carteiras profissionais; palestras éticas foram conduzidas pelo presidente e secretário-geral

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) recepcionou na tarde desta quarta-feira (13), em sua sede em Curitiba, 171 novos médicos recém-formados para a entrega das carteiras profissionais. Egressos de diferentes instituições da capital paranaense e de outras localidades, eles participaram da tradicional reunião ética, proferida pelo presidente do Conselho, Dr. Roberto Issamu Yosida, e pelo secretário-geral, Dr. Luiz Ernesto Pujol.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Roberto Issamu Yosida (esq.), presidente do CRM-PR, e Dr. Luiz Ernesto Pujol, secretário-geral, aconselham novos médicos (Foto: CRM-PR)
Em sua explanação aos jovens profissionais, Dr. Pujol destacou a importância da relação médico-paciente, do tratamento respeitoso e cordial que todos devem ter com seus pacientes, de chamá-los pelo nome, de saber que somente o médico poderá identificar um sintoma que pode ser tido como simples e eventualmente seja muito mais grave. 

“Quando a gente fala de médico, muitos dizem que é uma profissão muito difícil, que demanda muito sacrifício. Mas eu digo que, depois de 50 anos de Medicina, se tivesse de começar tudo de novo, eu seria novamente médico. Não existe maior satisfação, o poder da cura, o conhecimento, a formação, a dedicação... Continua sendo de uma responsabilidade imensa, mas que vale a pena assumir”, declarou o pediatra, inspirando as novas gerações.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Roberto Yosida destacou as novas tecnologias e seu uso pela Medicina (Foto: CRM-PR)
Na sequência, o presidente Roberto Issamu Yosida saudou os novos médicos, destacando a importância do Conselho para o bom exercício da profissão. Para isso, ele explicou as quatro principais funções do CRM-PR: a atuação cartorial – emissão de carteiras profissionais, certidões, etc.; a fiscalizadora – regulamentação e normatização de procedimentos, atos de fiscalização e medidas saneadoras, como as interdições éticas de estabelecimentos de saúde que estejam em desacordo com as normas de Saúde; a educativa – projetos como o Educação Médica Continuada, que trabalham a atualização e reciclagem de profissionais e estudantes em diferentes temas; e, finalmente, a judicante.

clique para ampliarclique para ampliarRecém-formados participaram de tradicional reunião de ética profissional (Foto: CRM-PR)
Nesse contexto, Dr. Roberto, que é especialista em Ginecologia e Obstetrícia, lembrou que a base da Medicina é a relação de confiança que deve existir entre o profissional e seus pacientes, com o consequente cuidado que se deve ter com relação à confidencialidade das informações obtidas por meio da prática médica, em especial, os prontuários médicos. “É preciso muito cuidado para que tudo o que fizermos em relação ao tratamento de um paciente fique devidamente registrado no prontuário. Devemos registrar tudo, todas as intervenções, evolução, para que daqui a dez ou vinte anos tenhamos condições de comprovar tudo aquilo que foi feito”, asseverou. 

O presidente do CRM-PR enfatizou também a relevância cada vez maior das novas tecnologias na Medicina e a necessidade do bom senso do profissional em seu uso. Assim, com a evolução da tecnologia e da própria sociedade, é necessário que a autarquia regulamente as atividades e iniciativas relacionadas. E enfatizou a importância do envolvimento de toda a classe médica para a discussão e aprofundamento de temas relevantes, como a Telemedicina, convidando todos a participarem do Fórum Regional sobre Telemedicina, que será promovido pelo CRM-PR no dia 21 de fevereiro. 

Exemplo de vida

clique para ampliarclique para ampliarDra. Mayara de Almeida Pereira (CRM-PR 41.418) e sua avó, Aparecida Rocha de Almeida, com o presidente do CRM-PR, Dr. Roberto Issamu Yosida (Foto: CRM-PR)
A Dra. Mayara de Almeida Pereira (CRM-PR 41.418), que se formou em dezembro de 2018 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), fez questão de ir à reunião de ética acompanhada de sua avó, Aparecida Rocha de Almeida.

Primeira médica da família, ela compartilhou o orgulho e a importância da presença da matriarca nesse momento: “Minha avó tem 89 anos, morou na roça até os 50, criou os filhos e não teve oportunidade de estudar. Tem uma grande influência sobre mim por sempre me incentivar a fazer faculdade, estar ao meu lado e ser um exemplo de mulher forte e guerreira.”

Atualmente trabalhando como plantonista em um concurso de Campo Largo, Dra. Mayara pretende escolher até o final do ano uma especialidade para seguir.

Presença especial

clique para ampliarclique para ampliarDra Isabela Savaris (CRM-PR 40.740) com a pequena Beatriz ao lado do secretário-geral do CRM-PR, Dr. Luiz Ernesto Pujol (Foto: CRM-PR)
E a reunião de ética contou com outra participante especial. A pequena Beatriz, de apenas dois meses de idade, acompanhou a mamãe, Dra. Isabela Cassetani Savaris Simas (CRM-PR 40.740), que é natural de Curitiba, filha do juiz federal José Antonio Savaris e formada pela Faculdade Evangélica do Paraná. 


Acesse aqui a galeria de fotos do evento.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios