19/04/2022

Reunião virtual avalia casos de violência e medidas de segurança em serviços de saúde de Pato Branco

Conselho de Medicina, através de sua Comissão de Prevenção à Violência Contra Médicos e de Representação Regional na cidade do Sudoeste, interage com Secretaria de Saúde para tomar conhecimento das providências adotadas

O Conselho Regional de Medicina do Paraná realizou reunião virtual na tarde desta terça-feira, 19 de abril, para ouvir médicos e representantes da Regional de Pato Branco sobre questões relacionadas à segurança para o desempenho da profissão. Recentemente uma médica e um segurança foram agredidos na UPA do município do Sudoeste paranaense.

Durante a reunião, o Departamento Jurídico do Conselho anunciou ter adotado as providências cabíveis à entidade, como oficiar a Promotoria de Justiça de Pato Branco, a Prefeitura e a Secretaria de Saúde do município, as Secretarias Estadual da Saúde do Paraná e de Segurança Pública do Paraná e as Polícias Civil e Militar daquela cidade.

Para o presidente do Conselho, Dr. Roberto Yosida, medidas preventivas simples e sem custo podem ser tomadas para ajudar a coibir casos de violência. Uma delas, já adotada em outros locais, é que o tático faça uma ronda dentro das Unidades de atendimento, de forma a inibir possíveis agressores.

Representando a Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco, a assessora jurídica Vanessa Saldanha de Lyra comunicou que a entidade já tem em andamento processo licitatório para contratação de mais segurança para a UPA e demais unidades de saúde, o que inclui efetivo de vigilantes e câmeras de monitoramento.

Por fim, o Conselho de Medicina reiterou estar à disposição dos médicos e também da Secretaria Municipal de Saúde para auxiliar no que for necessário de forma a garantir mais segurança para os profissionais que atuam na cidade. A reunião também teve a participação de conselheiros e representantes da Regional do CRM-PR em Pato Branco.

Ações efetivas e campanhas de prevenção remontam ainda ao primeiro trimestre de 2019, quando o CRM-PR deu nova dinâmica para enfrentamento do problema. Recentemente, a constituição da Comissão de Prevenção à Violência contra Médicos veio em reforço às iniciativas. Além de pesquisa junto aos médicos para obter amostragem do clima de insegurança envolvendo médicos em seus locais de trabalho, a Comissão tem auxiliado em campanha permanente de comunicação visando orientar e incentivar os profissionais a denunciarem situações que coloquem em risco sua integridade física ou moral.

Comissão

Criada pela Portaria 007/2022, a Comissão de Prevenção à Violência contra Médicos é integrada pelos conselheiros Roberto Issamu Yosida (presidente), Fábio Luiz Ouriques (tesoureiro), Carlos Roberto Goytacaz Rocha (1°tesoureiro), Maurício Marcondes Ribas (corregedor-geral) e Carlos Roberto Naufel Junior (gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional. Ainda integram a comissão funcionários dos departamentos jurídico, comunicação e TI.

Confira

Para saber mais sobre a pesquisa, as ações do CRM-PR na prevenção à violência contra médicos e também de como proceder para denunciar, acesse AQUI.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios