04/06/2020

Revista cultural Iátrico é relançada e tem edição inaugural da trilogia morrer-viver-nascer

Em tempos de perplexidade, ciência e arte em harmonia para lançar luz à reflexão sobre a finitude e seus impactos aos que exercem a Medicina. Confira a versão digital

A revista Iátrico está sendo relançada pelo CRM-PR, depois de pausa de quase dois anos. Com ênfase no formato digital pela agilidade, economicidade e preocupação ambiental, a publicação terá, em 2020, trilogia com a temática morrer-viver-nascer. A primeira das três edições para o ano vem como um convite à reflexão num momento em que o mundo se vê perplexo diante de cenário pandêmico inédito na história contemporânea. Falar sobre finitude, a proximidade com a morte, é algo que ainda gera muito receio - e até repulsa - numa sociedade em aprendizado com os dilemas bioéticos, de doações de órgãos e tecidos às diretivas antecipadas de vontade, da distanásia à ortotanásia. Em suma, a boa morte ainda é tabu.

IÁTRICO Nº 37. CONFIRA EDIÇÃO.

Se a essência do Iátrico é exaltar o papel do médico na Medicina enquanto arte e ciência, a edição se torna específica para os heróis que dedicaram e dedicam a sua vida ao exercício dos valores hipocráticos. Num momento de angústias, medos e sofrimentos, é preciso render reverência aos milhares de profissionais que se engajaram nessa missão e sucumbiram ou sofreram as consequências. Ir a fundo na temática sob os diferentes olhares da arte, prospectando os ensinamentos advindos da música, da poesia, do cinema, da literatura e da história, e sua intersecção com a ciência, que os depura e agrupa, é realçar o processo de renovação presente em cada passo à frente. Nossa revista renasce sob esta motriz.

clique para ampliarclique para ampliarIátrico nº 37, inaugural na trilogia a circular este ano. (Foto: Reprodução)

Nascida encarte do Jornal do CRM-PR, em julho de 2002, a revista Iátrico foi planejada e editada por 34 vezes pelo Prof. Dr. João Manuel Cardoso Martins. Ganhou mais duas edições depois de sua partida. A edição nº 35 circulou a partir de abril de 2015, tendo como tema em destaque “A arte de ensinar”. Um primeiro tributo ao mestre João, lembrado também na nº 36, de agosto de 2017 e com seu icônico título “Gratidão” a concluir uma caminhada. Sim, um agradecimento ao seu legado de despertar a curiosidade no médico e no futuro médico. Um provocador de ideias. Assim foi o Dr. João em sua vasta obra traduzida pelo conteúdo das revistas, de poesias e também que deram origem aos livros “Jaculatórias”, “Primeiras impressões – Iátrico em Perspectiva” e “João em Pessoa”.

“Cá estamos na missão de revivermos a revista, despidos da pretensão de fazermos igual, mas muito inspirados em seguirmos o molde deixado pelo mestre. O leitor verá certa manutenção de seções, algo novo, algo remodelado. Enfim e mais importante: estamos de volta com algo!”. O trecho faz parte da apresentação da revista pelos novos editores, lembrando que “o Iátrico era a melhor bebida para o médico que tinha sede”. Relembrando o Dr. João, o médico não pode falar só sobre Medicina; tem que ampliar o conhecimento. Para ele, a ciência precisa da arte, como a régua do compasso. “Não podemos esquecer que, apesar da grande evolução da ciência médica, a Medicina continua sendo mais arte na sua prática. E que é a arte, via sua linguagem, que torna a ciência amigável, inteligível ao paciente”, ensinava.

clique para ampliarclique para ampliarSoneto de autoria do conselheiro Wilmar Guimarães, exaltando a publicação. (Foto: CRM-PR)

O editor-fundador da revista usava excerto do poema de Auden para ressaltar seu raciocínio: “As palavras do morto são modificadas nas entranhas do vivo”. Significa que tudo de valor e importância persistente que está à disposição de uma geração já se encontra no seu passado. “Se nós saíssemos das viseiras de nosso tempo, poderíamos enxergar tal verdade com facilidade. Isso posto, devo afirmar que os jatos de ideias que deram vida às ‘jaculatórias’ se alimentam dessa força dos mortos, da viagem ao passado e de sua transposição para a Medicina, mesmo que inconscientemente”, escreveu em provocação àqueles contidos nas armadilhas do comodismo.

Conteúdo da revista

A revista ganhou formato com pequena diferença e conjunto de 68 páginas, incluindo as capas. A temática da edição foi centrada no “morrer” e tinha sido planejada para ser lançada no período da Páscoa, pelo significado da passagem e não para se dar tonalidade religiosa. A capa que ilustra a edição foi fracionada a partir da célebre obra de Sandro Botticelli, “O Nascimento de Vênus”. Outras duas partes da tela vão formar a trilogia. Grande parte das ilustrações da revista são de autoria William Blake, gênio artístico que deu vida a poesias, pinturas e gravuras e hoje se constitui em referência no mundo das artes. Não por acaso, era também um provocador e sua história e legado merecem leitura.

clique para ampliarclique para ampliarCapa do livro João em Pessoa, com aquarela da artista Deisi Casarin. (Foto: CRM-PR)

Sob a coordenação do presidente do CRM-PR, Roberto Yosida, o conselho editorial reuniu seleto grupo de profissionais de diferentes saberes, em sua maioria presentes na missão de formar médicos. A eles foram somados antigos e novos colaboradores, engajados no mesmo ideal de propagar cultura, conhecimento, humanismo, solidariedade e respeito à pluralidade de pensamento, instrumentos basilares da concepção hipocrática.

Além do conteúdo sólido de artigos e crônicas versando sobre o tema da edição e de outros inerentes à Medicina e em sua relação com a sociedade, o Iátrico faz abordagens sobre poesia, cinema (“No escurinho do cinema”), seleção de músicas e trilha sonora (“Guia de bordo”), literatura ("Literatura e Medicina"), história da arte, culinária (“Receita de Doutor”), turismo e viagens.

Sugestões, críticas e também contribuições para o conteúdo da revista serão muito bem-vindas, podendo ser dirigidas ao endereço eletrônico (iatrico@crmpr.org.br). Crônicas, poesias, mensagens de reflexão, ensaios e artigos atinentes ao propósito cultural e que sejam inéditos passarão por análise do conselho editorial, com possibilidade de inserção na revista e também no portal na web que está sendo criado. Também trabalhos artísticos, como ilustrações, cartuns, charges, caricaturas e fotografias podem ser encaminhados, do mesmo modo que sugestões de livros de autoria de médicos ou acadêmicos.

A versão digital da revista já está disponível no Portal e nos demais canais do Conselho. A versão impressa é limitada e será direcionada preferencialmente para bibliotecas, escolas médicas, centros acadêmicos, programas de residência e locais de fomento de leitura. A continuidade da publicação no próximo ano, 2021, estará condicionada ao incentivo do público leitor.

clique para ampliarclique para ampliarAugúrios da Inocência, de William Blake, artista cujas obras ilustram a edição do Iátrico. (Foto: Arquivo)

Conselho editorial

O conselho editorial da revista é formado pelos conselheiros do CRM-PR Roberto Issamu Yosida (coordenador), Wilmar Mendonça Guimarães, Laura Moeller, Cecília Vasconcelos e José Clemente Linhares, pelos médicos e professores Paulo Roberto Cruz Marquetti, Valderílio Feijó Azevedo, José Eduardo de Siqueira, Isaías Dichi e Renato Mikio Moriya e ainda Carlos Augusto Sperandio Junior, especialista em Clínica Médica, Geriatria e Medicina da Família e membro da câmara técnica de cuidados paliativos do CRM, e o jornalista Hernani Vieira.

A edição nº 37 teve as colaborações dos conselheiros do CRM Luiz Ernesto Pujol e Fernando César Abib; do Prof. Maurício de Carvalho, ex-chefe do departamento de Clínica Médica da UFPR; do Dr. Sérgio Augusto Munhoz Pitaki, presidente da Sobrames-PR e membro da Academia Paranaense de Medicina; do Prof. Renato Araújo Bonardi, presidente da Academia Paranaense de Medicina; do Prof. Jaime Luis Lopes Rocha; do Prof. Dagoberto Hungria Requião, também da Academia; do médico e diplomata Guilherme Esmanhotto; dos médicos Drs. Ligia Calina Renuncio, Gislayne Castro e Souza Nieto, Vera Lúcia de Oliveira e Silva, Varlei Antonio Serratto e Cezar Zillig; e ainda o advogado Manoel Eduardo Alves Camargo e Gomes, professor do Departamento de Direito Público da UFPR e um dos autores da obra “João em Pessoa”.
 
CONFIRA TODAS AS EDIÇÕES DA REVISTA IÁTRICO AQUI.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios