21/07/2006

Revista do Médico Residente

A Comissão de Residência Médica do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba edita, há oito anos, a "Revista do Médico Residente". Inicialmente, a publicação de caráter científico era dirigida apenas aos residentes em especialidades do próprio hospital. Depois, com o apoio da Comissão Estadual, "procuramos abrir o leque e investir nos residentes de todo o País", destaca o seu fundador, o Prof. Dr. João Carlos Simões. Hoje a publicação é enviada gratuitamente para os residentes do Estado e para entidades médicas, bibliotecas, assinantes, centros de estudos e instituições de todo Brasil.

Contendo artigos científicos de áreas biomédicas que contribuam para o ensino e desenvolvimento da residência no País, a "Revista do Médico Residente" é trimestral e tem uma tiragem de 2 mil exemplares. Além disso, fazem parte dos conselhos editorial e redatorial da revista os coordenadores dos cursos de Medicina do Paraná, representantes da classe médica de todo o País, conselheiros do CRM-PR e também um representante do CFM - o 3.º vice-presidente, Dr. Clóvis Francisco Constantino.

Atualmente, a Revista está em processo de indexação na base de dados do Lilacs, um sistema cooperativo que proporciona aos interessados em obter informações relacionadas à saúde o acesso atualizado a notícias técnico-científicas publicadas. "Esta é uma forma de eliminar o grande intervalo existente entre a publicação dos artigos e a divulgação dos mesmos na sua base de dados", esclarece o Prof. João Carlos Simões, lembrando que a Bireme (Biblioteca Virtual em Saúde, www.bireme.br, onde são arquivadas diversas informações da área) enalteceu a importância de existir no Paraná uma revista científica voltada diretamente para os residentes.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios