20/05/2011

Revista do Residente circulando em versão online

Maioria das publicações do Conselho será eletrônica, atendendo a apelo ambiental e econômico



A maioria das publicações do Conselho Regional de Medicina do Paraná passa a contar, em 2011, apenas com a versão eletrônica, ajustando-se assim a uma tendência editorial mundial de associar sustentabilidade com agilidade da informação e contenção de custos. A primeira edição da href="https://www.crmpr.org.br/publicacoes/online/revista_medico_residente/2011_001/full.html"target="_blank"> Revista do Médico Residente, exclusivamente online, possui inovações de design e conteúdo. A revista dá continuidade ao projeto nascido há 13 anos ainda no âmbito da residência médica do Hospital Evangélico de Curitiba e que, em 2008, transformou-se em mais uma publicação oficial do Conselho para se tornar mais ampla, com alcance, sobretudo, para todos os residentes do Paraná e dos demais Estados.

A RMR n.º 13, de janeiro a março de 2011, tem em sua nova capa a reprodução da constelação de Ofiúcos, detalhe presente na concepção arquitetônica da Casa do Médico, a Sede do Conselho em Curitiba. A nova versão foi lançada com a perspectiva de receber ajustes ante a cooperação e observação crítica da comunidade científica e dos leitores, sempre objetivando o aprimoramento editorial. Deste modo, o Conselho Editorial está receptivo a sugestões, que podem ser encaminhadas por href="mailto:revistadoresidente@crmpr.org.br"target="_blank">e-mail.
As edições a partir de 2008, em formato pdf, também podem ser acessadas no Portal, no link das publicações. Em breve, ainda, estarão disponíveis para consulta todas as edições digitalizadas, a exemplo do que ocorre com as demais revistas, manuais, Cadernos do Conselho e o Jornal do CRM. A circulação em formato impresso continuará para as edições dos Cadernos do Conselho e da revista Iátrico, que é semestral e terá o número 28 circulando na metade do ano.

A Revista do Médico Residente tem a participação editorial da Comissão Estadual de Residência Médica do Paraná (Cermepar) e apoio da Associação dos Médicos Residentes do Paraná (Amerepar), sendo editor-fundador o Prof. João Carlos Simões, que no editorial da publicação agora lançada aborda as inovações implementadas e as perspectivas do novo conceito entre as revistas científicas do gênero. A edição n.º 13 traz segundo editorial, onde o vice-presidente do CRM-PR. Alexandre Gustavo Bley, faz análise do primeiro ano da vigência do CEM revisado, no artigo "O Código de Ética Médica na construção de uma sociedade mais justa, solidária e saudável".

São três os artigos originais acolhidos na edição: "Resposta hemodinâmica após uso de corticoide na sepse experimental", "Presença de anticorpos antigliadina em pacientes atendidos em ambulatório de pediatria geral" e "Desempenho funcional das mãos em pacientes com esclerodermia sistêmica e sua associação com sintomas e perfil de autoanticorpos". O artigo de revisão traz "Complicações da monitorização da pressão intracraniana intraparenquimatosa". Os artigos especiais são "Convênio entre hospitais assistenciais e Faculdades de Medicina para o oferecimento de Programas de Residência Médica" e "Publicidade, consentimento e compromisso de resultado. Reforma do Código de Ética Médica". Os relatos de caso são três: "Abdome agudo por torção de testículo criptorquídico em adulto", "Trauma testicular" e "Adenocarcinoma de Próstata". A edição reúne ainda artigo com expressões médicas úteis aos médicos, notícias gerais, as instituições com residência médica no Paraná e o índice do volume 12, de 2010. Ao todo, são 80 páginas.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios