13/01/2021

SESA publica nota orientativa sobre diagnóstico diferencial de dengue e Covid-19

Documento emitido nesta quarta-feira, 13, traz recomendações para o atendimento de usuários com suspeita de infecção pelas doenças

A Secretaria da Saúde do Paraná (SESA) emitiu nesta quarta-feira, 13, nota orientativa com recomendações para o atendimento de usuários com suspeita de infecção por dengue e Covid-19. O documento destaca que, no Paraná, a sazonalidade dos casos de dengue no período epidemiológico de 2020-2021 deverá ocorrer em meio à atual pandemia da Covid-19. 

Acesse a nota aqui

"As equipes de saúde que atuam em regiões historicamente epidêmicas para dengue precisarão organizar fluxos de acolhimento e atendimento que levem em consideração as características individuais dos dois agravos, sem dificultar o acesso da população aos serviços de saúde", ressalta.

A nota reforça ainda que é necessário assegurar o manejo clínico oportuno e adequado dos usuários com sinais e sintomas compatíveis com a dengue e Covid-19, tendo em vista suas semelhanças clínicas e laboratoriais, independentemente de confirmação laboratorial. 

Boletim dengue

A Sesa divulgou na terça-feira, 12, o primeiro boletim de monitoramento da dengue de 2021. São 1.724 casos confirmados no Estado no atual período epidemiológico, que teve início em agosto de 2020.

São seis óbitos no período, nos municípios de Foz do Iguaçu (2), Apucarana (1), Assai (1), Cambé (1) e Londrina (1). Saiba mais aqui

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios