16/07/2012

SUS terá mais 84 leitos de UTI na Região Metropolitana de Curitiba

A Região Metropolitana de Curitiba contará com mais 84 leitos de UTI para o Sistema Único de Saúde. 40 leitos de UTI adulto, 29 neonatais e 15 coronarianas estão em processo de credenciamento junto ao Ministério da Saúde e vão reforçar a retaguarda hospitalar para as redes de Urgência e Emergência e Mãe Paranaense ainda neste semestre.


"São hospitais públicos e privados que serão referência para atender às gestantes de alto risco. Além disso, as UTI's darão suporte ao atendimento das ambulâncias do Samu e do Siate na região", explicou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.


A ampliação da oferta de leitos de UTI na RMC vai impactar no atendimento prestado na capital. "Com a qualificação dos hospitais da região metropolitana, os pacientes deixarão de serem encaminhados para os serviços especializados de Curitiba, o que desafogaria os hospitais da capital", reiterou o secretário.


Nesta sexta-feira (13), o superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, Paulo Almeida, visitou os novos 20 leitos de UTI do Hospital São Lucas de Campo Largo. Onze deles já entraram em funcionamento e o restante será aberto na segunda-feira (16). Com a ampliação, o hospital vai dispor de 36 leitos de UTI para o SUS.


"Este hospital, apesar de particular, recebe recursos estaduais e federais para manter os leitos que atendem a rede pública de saúde", explicou o superintendente. Enquanto os leitos não são habilitados junto ao governo federal, a nova estrutura será custeada pelo Governo do Estado.


De acordo com o diretor do Hospital São Lucas, Volnei Guareschi, foram investidos recursos próprios da instituição no valor de R$ 2,7 milhões para adequação da estrutura física e aquisição dos equipamentos para os novos leitos. "Os recursos de custeio repassados pelo governo serão destinados à manutenção dos equipamentos e pagamento da equipe profissional que chega a quase 100 profissionais", enfatizou.


Em Campo Largo serão contratualizados ainda novos serviços no Hospital Nossa Senhora do Rocio, 15 leitos de UTI coronariana e 5 Unidades de Cuidados Intermediários, além do Hospital Infantil Waldemar Monastier que ganhará mais 10 leitos de UTI neonatal.


Também estão em fase de credenciamento 10 leitos de UTI adulto e 9 neonatais no Hospital Angelina Caron de Campina Grande do Sul, e 10 leitos de UTI Adulto no Hospital Municipal de São José dos Pinhais.


Fonte: SESA

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios