18/03/2021

Saiba o que é o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e como realizar ou atualizar o seu

Cadastro identifica os profissionais de saúde em atuação no país, seja em serviços hospitalares, clínicas ou consultórios

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) foi instituído pelo Ministério da Saúde em outubro de 2000 de forma a normatizar o processo de cadastramento dessas instituições em todo o País, públicos ou privados, com convênio SUS ou não. Além dos estabelecimentos, também os profissionais de saúde (autônomos Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, com vínculo empregatício, entre outros) recebem uma identificação cadastral sobre seus vínculos de trabalho no sistema de saúde.

Para mais informações, acesse: http://cnes.datasus.gov.br/. A atualização cadastral deve ser realizada neste mesmo endereço pelo próprio profissional/gestor.

Para os profissionais de Curitiba, saiba mais aqui: https://saude.curitiba.pr.gov.br/atencao-especializada/cnes.html

O objetivo geral do CNES é cadastrar todos os estabelecimentos de saúde, hospitalares e ambulatoriais, componentes da rede pública e privada existentes no país, e manter atualizados os bancos de dados nas bases locais e federal, visando subsidiar os gestores na implantação/implementação das políticas de saúde, o que é de especial relevância para áreas de planejamento, regulação, avaliação, controle, auditoria e de ensino/pesquisa.

No caso da vacinação contra a Covid-19, o cadastro ativo no CNES também é utilizado pelos municípios na definição dos grupos prioritários de imunização entre os profissionais listados no Programa Nacional de Imunizações (PNI). 

Os órgãos responsáveis pelo cadastramento  no CNES são as Secretarias de Saúde municipais. Os estabelecimentos cadastrados, por sua vez, devem vincular os profissionais de saúde que neles atuam. No caso de profissionais com consultório próprio com apenas um profissional ou em casos de locação de salas ou horário em estabelecimentos, mas que não atendam pelos convênios da empresa deste estabelecimento, é possível realizar o Cadastro de Estabelecimento Pessoa Física. 

Fonte: CRM-PR com informações da SMS Curitiba

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios