05/01/2022

Secretaria de Saúde de Curitiba faz alerta para circulação combinada de Covid-19 e Influenza A

Órgão destaca aumento significativo do número de pacientes com sintomas respiratórios atendidos no município; alta de casos também já é notada em cidades como Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina e Cascavel

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, por meio do Centro de Epidemiologia e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), alertou em nota informativa desta terça-feira, 4, que nas últimas duas semanas constatou um aumento significativo e preocupante do número de pessoas com quadro de sintomas respiratórios atendidas no município, tanto em serviços de saúde públicos quanto privados.

De acordo com o alerta, no momento, é impossível distinguir clinicamente os casos de Influenza/Gripe e COVID-19, visto que já foi confirmada a transmissão comunitária da Influenza A (H3N2) no Estado do Paraná, assim como a identificação de casos confirmados da doença no município associados a um novo crescimento no número de casos confirmados de COVID-19.

“Reiteramos à população que mantenha medidas de prevenção amplamente difundidas para prevenção da COVID-19 (etiqueta respiratória, higiene das mãos, ambiente arejados, vacinação, evitar aglomerações), pois também são efetivas para contenção da Influenza A (H3N2). Aos serviços de saúde da cidade (públicos e privados) reiteramos a necessidade/dever de aplicação da medida de isolamento pelo período de 7 dias para todos os casos positivos ou com presença de sintomas respiratórios, independente do ponto de atenção em que as pessoas sejam atendidas (hospitais, clínicas, farmácias, unidades de pronto atendimento, etc.)”, ressalta o comunicado.

A nota destaca ainda o fluxo geral de atendimento para casos de pessoas com sintomas respiratórios, assim como um modelo de medida de isolamento e orientações para pessoas em isolamento domiciliar. Para os casos de síndrome gripal (suspeita ou confirmada) de Influenza/Gripe, lembra que há a disponibilidade de medicamento antiviral (Oseltamivir/Tamiflu® 75mg) que deve ser iniciado nas primeiras 48h de sintomas, visando diminuir a carga viral e evitando as complicações principalmente em pacientes de risco, assim como casos moderados ou graves de síndrome respiratória aguda. 

“Testes laboratoriais como RT-PCR ou pesquisa de antígeno de secreção respiratória permitem diferenciar as infecções de COVID-19 e Influenza/Gripe, assim como dimensionar a circulação de cada vírus na comunidade, mas não são critérios para a definição da conduta clínico-terapêutica inicial e da obrigatoriedade do isolamento. Pessoas com sintomas respiratórios devem buscar atendimento preferencialmente pela Central de Atendimento no telefone (41) 3350-9000”, finaliza o texto da SMS.

Reestruturação Unidades de Saúde

Em razão da alta procura pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de pessoas com sintomas respiratórios, a SMS de Curitiba informou que reestruturou, temporariamente, seus serviços. Entre esta terça-feira (4/1) e sexta-feira (7/1), 12 Unidades de Saúde serão convertidas em pontos de atendimento de casos suspeitos e com sintomas leves de gripe e Covid-19. Durante esta primeira semana de janeiro, essas unidades (leia mais aqui) também vão atuar com horário estendido, das 7 horas às 20 horas. 

Segundo a SMS, trata-se do efeito do relaxamento das medidas não farmacológicas de proteção por parte da população, como falta do uso de máscaras e higienização das mãos, além da ocorrência de reuniões, eventos e confraternizações sociais presenciais no período das festas de fim de ano. “As UPAs são unidades destinadas para atender situações de urgência e emergência que não podem esperar e com risco iminente de morte. Situações menos críticas devem ser atendidas em outros pontos da nossa rede, por isso, estamos ampliando as opções de acesso à população a um fluxo adequado”, destaca a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

As 12 unidades que farão apoio às UPAs a partir desta terça-feira (e até sexta-feira, 7/1) vão atender exclusivamente situações respiratórias ou de emergência. O usuário deve procurar a unidade mais próxima de sua casa, em seu Distrito Sanitário. Durante esse período, outros serviços das unidades de saúde – inclusive a vacinação – serão realizados nas demais unidades. As pessoas que sentirem sintomas respiratórios leves devem procurar, prioritariamente, o atendimento na Central 3350-9000, onde, por telefone, poderá ter seu caso avaliado por profissionais da Saúde, com os encaminhamentos adequados. O atendimento é feito diariamente, das 8h às 20h.

Aumento em outros municípios

Além de Curitiba, vários municípios paranaenses têm registrado aumento significativo do número de atendimentos de pessoas com sintomas respiratórios. Em Londrina, a prefeitura ampliou a rede para atender pacientes com sintomas gripais após aumento de 30% na procura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) SabaráNa cidade de Foz do Iguaçu, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) divulgou comunicado oficial em que informa o aumento expressivo de pacientes com suspeita de Covid-19 e outros sintomas gripais em busca de atendimento nas unidades de urgência e emergência. 

Em Maringá, a prefeitura anunciou a abertura de novos pontos para a realização de testes rápidos de Covid-19 a partir desta quinta-feira, 6. Os testes estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde Cidade Alta, Industrial Internorte e Ney Braga, além das UPAs Zona Norte e Zona Sul. O horário para fazer o teste rápido nas Unidades de Saúde será das 12h às 17h, de acordo com a Secretaria de Saúde do município. E, em Cascavel, a Secretaria de Saúde também reinstalou unidades de saúde exclusivas para pacientes sintomáticos. As unidades de saúde do Floresta, Santa Cruz e Nova Cidade vão funcionar das 7h às 22h a partir desta quarta-feira, 5.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios