27/02/2019

Secretarias Estadual e Municipal de Saúde reforçam recomendação de vacinação contra a febre amarela

Vacina é indicada para população entre 9 meses e 59 anos de idade; quem já tomou a vacina uma vez não precisa tomar novamente

Com a confirmação da circulação do vírus da febre amarela em municípios paranaenses e região fronteiriça com outros estados, as Secretarias Estadual e Municipais de Saúde reforçam a orientação para que toda a população entre 9 meses e 59 anos de idade que mora em áreas de recomendação da vacinação faça a imunização contra a doença. 

A recomendação se estende a pessoas que pretendam viajar para regiões de mata e litorâneas – onde o mosquito transmissor da febre amarela circula. Após a vacinação, deve-se aguardar no mínimo dez dias antes do deslocamento para áreas de risco.

Em alerta epidemiológico emitido no dia 31 de janeiro, a Secretaria Estadual da Saúde do Paraná informou que cerca de 80% dos casos confirmados no Estado é de homens com idade média de 45 anos e que tiveram contato com áreas rurais de rios e matas. O órgão chama a atenção para o alto índice de mortalidade da doença, que pode chegar a 50% nos casos mais graves.

Contraindicações 

Pessoas acima de 60 anos, gestantes e mães que estão amamentando precisam de prescrição médica para tomar a vacina. Ela é contraindicada a pessoas com sistema imunológico enfraquecido, com histórico de reação alérgica grave ou doença febril aguda.

Entre as medidas de proteção individual àqueles que tenham contraindicações à imunização, estão o uso de repelentes e roupas de manga comprida, além de evitar o deslocamento a áreas de risco como parques, rios, áreas de mata e ecoturismo.

Vacinação em Curitiba

Curitiba não tem a circulação do vírus da febre amarela, mas a procura pela vacina aumentou depois da confirmação do primeiro caso da doença no Paraná, em 28 de janeiro. Já foram confirmados quatro casos de febre amarela em 2019 no Estado: um em Antonina, dois em Adrianópolis e um em Campina Grande do Sul.

Uma forma de se verificar se há o registro da vacina para quem perdeu o cartão de vacinação é baixar o Aplicativo Saúde Já – disponível para smartphones e tablets com os sistemas operacionais Android e iOS -, fazer um pré-cadastro e consultar a carteira vacinal pelo aplicativo. A checagem também pode ser feita na unidade de saúde mais próxima de casa.

Na capital paranaense, a população pode fazer a vacina contra a doença em qualquer uma das 110 Unidades de Saúde da cidade, de segunda a sexta-feira. Algumas unidades estão atendendo também aos sábados. As próximas datas agendadas são 9 e 16 de março, conforme abaixo:

Dia 09/03/2019
8h às 13h - Unidade de Saúde Caximba (Rua Del. Bruno de Almeida, 7.881, Caximba)
8h às 12h - Unidade de Saúde São José (Rua Piraí do Sul, 280, CIC)
8h às 12h - Unidade de Saúde Barigui (Rua Arthur Martins Franco, 5.516, CIC)

Dia 16/03/2019
8h às 12h - Unidade de Saúde Jardim Gabineto (Rua Eng. João Visinoni, 458, CIC)

Com informações da Secretaria Estadual da Saúde do PR e Secretaria de Saúde de Curitiba.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios