28/03/2022

Secretário Nacional faz palestra em Maringá sobre Novas Políticas de Saúde Mental, Álcool e Drogas

O evento marca inauguração oficial da Residência em Psiquiatria de hospital maringaense, que receberá, na oportunidade, o Certificado de Referência Nacional em Álcool e Drogas, do Ministério da Cidadania

O Hospital Psiquiátrico de Maringá terá no próximo dia 6 de abril, quarta-feira, palestra com o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Dr. Quirino Cordeiro Júnior. Vai abordar o tema “Novas Políticas Nacionais de Saúde Mental, Álcool e Drogas”. O palestrante foi coordenador de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde e membro do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD).

O evento ocorre na sede da Sociedade Médica de Maringá, das 8 às 11h30, e inaugura oficialmente a Residência em Psiquiatria do hospital maringaense, que receberá, na oportunidade, o Certificado de Referência Nacional em Álcool e Drogas, do Ministério da Cidadania. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço indicado no banner. Será entregue certificado. A atividade tem apoio da SMM, Associação Paranaense de Psiquiatria, Fehospar, Femipa e Sindicato dos Hospitais de Maringá (Shessmar).

A certificação é mais um reconhecimento ao programa de tratamento às dependências químicas do HPM, o pioneirismo e referência que o hospital conquistou ao longo de seus 60 anos de atividades, salvando vidas. Atualmente o HPM é Serviço Hospitalar Referência Estadual em Saúde Mental e já foi premiado internacionalmente pela AHMA (American Health Management Association).

clique para ampliarclique para ampliarConvite para a palestra do secretário nacional. (Foto: Reprodução)

RESIDÊNCIA

A presidente do hospital, Maria Emília Parisotto Mendonça, lembra que o HPM, além de sua nova Residência Médica, que já está funcionando, continua como hospital complementar à Residência em Psiquiatria da UEM, implantada em 2001, sendo a primeira do interior do Paraná.

O hospital foi também, até o início deste ano, complementar à Residência em Psiquiatria da Uningá. Além disso, já contribuiu com a formação de 600 estagiários/ano nas áreas paramédicas, reforçando a importância da instituição para a comunidade.

O evento com o secretário nacional, que será realizado na Sociedade Médica de Maringá, das 8h30 às 11h30, reunirá ainda outras autoridades em saúde mental, como o diretor técnico da pasta, o presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria e representantes da área de saúde do Paraná e de instituição de ensino.

HISTÓRIA DE PIONEIRISMO

A Residência Médica e a certificação nacional reforçam a história de pioneirismo do hospital, fundado há 60 anos pelo médico psiquiatra Dr. Onofre Pereira Mendonça, que inovou no tratamento integral médico-hospitalar aos pacientes com doenças e transtornos mentais.

Instituição Filantrópica sem fins lucrativos, desde o início o hospital tem como base a humanização do atendimento, o pioneirismo e a excelência. Preserva até hoje o compromisso e a missão de promover atendimento de excelência, acolhedor e humanizado, protegendo e salvando vidas.

Atende pacientes particulares e do Sistema Único de Saúde, de maneira integral, que necessitam de tratamento para doenças e transtornos mentais, emocionais e dependência química. Possui equipes multidisciplinares, compostas por médicos psiquiatras, clínicos gerais, psicólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, enfermeiros etc, totalizando mais de 230 colaboradores, que dão todo o suporte necessário aos pacientes atendidos na terapia integral.

O HPM é ainda filiado à Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos, Federação dos Hospitais do Paraná e Associação Brasileira de Administração dos Riscos na Saúde (ABARS), reconhecida internacionalmente pela American Society for Healthcare Risk Management (ASHRM), sendo que nos Estados Unidos 73% dos hospitais são filiados a essa entidade.

O Hospital Psiquiátrico de Maringá coloca aos seus pacientes e familiares o ambiente propício, visando sempre seu bem estar e garantindo excelência do atendimento profissional de seus serviços.

Fonte: Hospital Psiquiátrico de Maringá

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios