03/04/2008

Secretário da Saúde abre I Simpósio de Fissura Lábio Palatal em Curitiba

O secretário da Saúde, Gilberto Martin, participou nesta quinta-feira (03) da abertura do I Simpósio Lábio Palatal, promovido pelo Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábio Palatal (Caif) em parceria com a Associação de Reabilitação e Promoção Social ao Fissurado Lábio Palatal (Afissur).
"O Centro é considerado referência no tratamento dessa área e também no treinamento de profissionais.
O simpósio vem fortalecer ainda mais a qualidade do trabalho realizado atualmente pelo Centro", destaca Martin.


Neste primeiro dia de Simpósio os observadores assistiram a palestras sobre aspectos genéticos, psicológicos, conduta de avaliação e tratamento, reabilitação óssea e estética.
Na sexta-feira e no sábado, no CAIF e no Hospital do Trabalhador, acontecem as oficinas específicas de odontologia, ortodontia, serviço social, psicologia e fonoaudiologia.
No centro cirúrgico do Hospital do Trabalhador, o Dr. Marco Aurélio Lopes Gamborgi, ministra aulas práticas de cirurgias corretivas de face.


De acordo com o presidente da Afissur, Rony Wilmar Duck, o Simpósio representa um novo instrumento na busca de qualidade de atendimento ao portador de Fissura Lábio Palatal.
"Como pai de fissurado fico muito feliz em ver que os profissionais de cirurgia plástica, uma área bastante rentável, doam-se no tratamento gratuito de qualidade oferecido pelo SUS e também por meio da parceria feita com a Operação Sorriso".
O diretor do Hospital do Trabalhador, Geci Labres, ressalta que "quando se fala em saúde pública é preciso pensar em parcerias. Somos um país pobre e por isso devemos ser criativos e solidários na busca de soluções para os problemas de saúde da população".


Gilberto Martin enfatizou que aprendeu com o governador Roberto Requião que a melhor forma de efetivar os objetivos é contar com pessoas que tenham paixão pelo trabalho e que busquem concretizar ações positivas. "É o que faz a diferença.
O CAIF com sua equipe mostra que é um objetivo concretizado, se fortaleceu e transformou-se em referência na América Latina".


Os 80 profissionais que atuam no CAIF desenvolvem paralelamente atividades voluntárias na área de reabilitação de portadores de más-formações congênitas da face.
Através das chamadas missões, o CAIF já esteve representado na China, África, Nicarágua, Panamá, Colômbia, Jordânia, além de diversos estados brasileiros.
"Sempre com os objetivos de ajudar ao Fissurado, agregar conhecimento e sugerir a implantação de centros de tratamento nos moldes do CAIF" relata o diretor do CAIF, Lauro Consentino Filho.


Zicléia Maria Schnidt Chevalier, chefe administrativa do CAIF, informou que o simpósio segue até sábado (05), com a participação de 300 profissionais vindos de Rondônia, Roraima, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, além de profissionais do Equador e Paraguai.


As aulas serão ministradas pelos professores da Universidade de São Paulo, o geneticista Nivaldo Alonso e os cirurgiões plásticos Diones Laércio Rocha e Maria Rita Passos Bueno.
Como observadores participam profissionais que atendem o Sistema Único de Saúde das regionais de Cascavel, Toledo e Londrina.


Fissura Lábio Palatal - É um defeito congênito que ocorre no primeiro trimestre da gestação e acarreta conseqüências estéticas e funcionais.
O portador de fissura pode apresentar dificuldades de alimentação, alterações de fala, possibilidade de perda auditiva e problemas na articulação dentária como falha óssea no maxilar que resulta em uma irregularidade na posição dos dentes.


O tratamento de Fissura Lábio Palatal inicia com o encaminhamento do paciente, através do posto de saúde, ao Centro de Atendimento.
Local onde o paciente é submetido a uma avaliação multidisciplinar com uma equipe formada por médicos, fonoaudiólogos, dentistas e outras especialidades.
Todo procedimento é subsidiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Em geral, a intervenção médica inicia na infância. O acompanhamento do quadro segue até o início da vida adulta, por volta dos 18 a 20 anos.
Atualmente, são atendidos 6525 pacientes.


CAIF - Pioneiro no Sul do país na reabilitação integral de crianças portadoras de más-formações congênitas da face, o Centro atende ao lado do Hospital do Trabalhador.
De acordo com Marco Aurélio Lopes Gamborgi, diretor técnico da AFISSUR/CAIF, "a princípio, a finalidade do Centro era encaminhar os pacientes que necessitassem de atendimento específico à Bauru (SP).
Hoje, prestes a completar 16 anos de Fundação e com aproximadamente 4 mil cirurgias realizadas, o centro pretende se consolidar como referência no treinamento de profissionais".


A solenidade de abertura contou com a presença do diretor do CAIF, Lauro Consentino Filho; diretor do Hospital do Trabalhador (HT), Geci Labres de Souza Junior; presidente da AFISSUR, Rony Wilmar Duck; o diretor técnico da AFISSUR/CAIF, Marco Aurélio Lopes Gamborgi; o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgias Crânio Facial, Nivaldo Alonso; o diretor da Operação Sorriso Brasil, Clóvis Brito; e a responsável pelo programa educacional da Operation Smile (EUA) Tika Hartsock.



Fonte: Assessoria de Imprensa SESA

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios