05/12/2022

Segunda etapa do Revalida teve participantes de 28 nacionalidades, a maioria brasileiros

Resultado preliminar será divulgado em 8 de dezembro. Ao todo, 1.883 médicos formados no exterior participaram do exame, realizado em 10 cidades, incluindo Curitiba

A segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/2 ocorreu no fim de semana (3 e 4/12) com a participação de graduados de 28 nacionalidades. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), foram registradas 1.960 inscrições, sendo que 1.883 médicos formados no exterior finalizaram a participação no Revalida.

Os brasileiros são maioria na participação: 1.318 (67,2%). Já as nacionalidades que vêm em seguida são cubanos, com 359 (27,2%), e bolivianos, com 119 (9%). Quanto aos países de formação dos médicos, as inscrições são predominantemente de instituições da Bolívia (611), Cuba (512), Paraguai (408) e Argentina (278). O exame foi aplicado em Curitiba e em outras nove cidades brasileiras.

A prova de habilidades clínicas que os médicos realizaram é estruturada em um conjunto de dez estações, nas quais os participantes desenvolvem tarefas específicas das áreas determinadas. Isso pode incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outros contextos.

Para a realização da etapa, o Inep contou com a participação de 3.503 profissionais na equipe de aplicação, distribuídos em 11 coordenações de prova. Além disso, a prova utiliza 335 consultórios médicos simultaneamente e é monitorada por aproximadamente mil câmeras.

O exame é aplicado desde 2011, sendo formado por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar as habilidades, competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

RESULTADOS

As versões preliminares do Padrão Esperado de Procedimentos (PEP), espécie de gabarito, serão divulgadas no dia 8/12. Na mesma data, inicia-se o período de recurso às versões preliminares. O prazo se encerra no dia 12/12. Já o PEP definitivo será publicado em 1°/2, juntamente com o resultado preliminar do Revalida. O Inep divulgará os resultados finais no dia 9/3.

O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina. O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Fonte: INEP

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios