19/06/2020

Segunda fase da campanha "Só saia de casa pela sua saúde" traz alerta da SBEM-PR

Endocrinologistas ressaltam a importância dos pacientes manterem as rotinas de tratamento do diabetes durante a pandemia. Ação é iniciativa do CRM-PR em parceria com as sociedades de especialidade

clique para ampliarclique para ampliarAlerta da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná. (Foto: CRM-PR)
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná (SBEM-PR) se une à campanha do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) lançada na última sexta-feira, 12 de junho, com o intuito de conscientizar médicos e a população sobre a importância da continuidade do tratamento e acompanhamento de doenças crônicas em função da pandemia da Covid-19. O medo de contaminação pelo novo coronavírus está levando os pacientes a deixarem de procurar auxílio para outras doenças, mas elas continuam ocorrendo da mesma forma que antes da pandemia e colocando vidas em risco.

Com base nisso, a SBEM-PR alerta que pacientes com doenças crônicas, como o diabetes mellitus, devem seguir as orientações de isolamento social e cuidados determinados pelas secretarias de saúde dos municípios, mas sem descuidar do seu tratamento, mantendo as rotinas de medicações, dieta e exames e acionando o médico endocrinologista de confiança em caso de dúvidas ou novos sintomas.

"O diabetes mellitus (DM) está relacionado ao infarto, AVC, retinopatia, nefropatia e neuropatia. Outro ponto importante é que as doenças de tireoide, quando não controladas, afetam a qualidade de vida e podem causar problemas a longo prazo, com prejuízo à saúde. É fundamental que o paciente trate suas doenças para evitar internamentos desnecessários e complicações da doença", explica a Dra. Maria Augusta Karas Zella, endocrinologista e vice-presidente da SBEM-PR. A entidade ressalta, ainda, que a obesidade é uma doença crônica com resposta inflamatória que está sendo considerada como grupo de risco na pandemia.

Saiba mais

Preocupado com o aumento no número de ocorrências graves relacionadas a doenças crônicas, que incluem a baixa procura por serviços de emergência em função da pandemia e do risco de contágio pela Covid-19, o CRM-PR promoveu no dia 21 de maio uma reunião com as sociedades de especialidade do estado. O objetivo foi conhecer a realidade e necessidades de cada uma durante a pandemia, de forma que fosse elaborada campanha conjunta de alerta aos problemas de saúde relacionados. 

“Nosso intuito é chamar a atenção para isso, conclamando aos médicos para que orientem seus pacientes e aos pacientes para que fiquem atentos aos sintomas, pois em algumas situações o risco de exposição à Covid-19 é menor que a falta de atendimento e esse custo-benefício pode ser avaliado entre médico e paciente”, explicou o presidente do CRM-PR, Dr. Roberto Yosida.

A campanha foi lançada no dia 12 de junho em parceria com a Sociedade Paranaense de Cardiologia e se estende a todas as especialidades médicas que tiverem interesse em aderir, expondo suas preocupações e alertas aos médicos e pacientes. Para participar basta entrar em contato com o CRM-PR pelos e-mails comunicacao@crmpr.org.br ou imprensa@crmpr.org.br.

Fonte: CRM-PR com informações da SBEM-PR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios