22/07/2010

Seminário Internacional de Resiliência Médica


Nos dias 20 e 21 de agosto, a AMB organizará, com apoio da Associação Médica Mundial e da Associação Médica de Brasília, Seminário Internacional de Resiliência Médica. O evento acontecerá na sede da Associação Médica de Brasília. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site: www.amb.org.br/resiliencia

Segundo o dicionário Houaiss, resiliência é a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos à deformação elástica. No sentido figurado, também pode ser interpretada como a capacidade do indivíduo recobrar-se facilmente ou adaptar-se à má sorte ou às mudanças.

"O Seminário tem como objetivo definir o conceito de resiliência em Medicina, identificar as características e estratégias que possibilitam ao médico ser forte em situações adversas. Essas qualidades e habilidades serão compartilhadas com os participantes por meio de discussões e casos reais de médicos que já tenham vivenciado este tipo de situação", explica José Luiz Gomes do Amaral, presidente da AMB.

Segundo Dana Hanson, presidente da Associação Médica Mundial, existe um déficit de 4 milhões de profissionais de saúde no mundo, resultando em uma crise de acesso ao atendimento de qualidade. "Precisamos analisar todas as soluções. Uma área que temos de entender melhor é por que alguns médicos ficam e até mesmo prosperam em situações difíceis ou hostis".

Entre os palestrantes internacionais convidados estão Michael Myers e Derek Puddester. Myers é professor de psiquiatria clínica, especialista em saúde do médico, diretor de Treinamento no departamento de Psiquiatria e Ciências Comportamental na State University of New York (SUNY). Graduou-se em Medicina na University of Western Ontario e tem certificação em psiquiatria pelo Royal College of Physicians & Surgeons of Canada e pelo American Board of Psychiatry & Neurology. O psiquiatra também trabalhou na produção de um vídeo educacional para estudantes, médicos e suas famílias chamado Médicos vivendo com depressão. Em setembro de 2008, Myers ganhou uma comenda do presidente da Associação Canadense de Psiquiatria por seu trabalho pioneiro na defesa das questões ligadas à saúde mental do médico.

Puddester é professor associado de Medicina na University of Ottawa e trabalha com o desenvolvimento clínico e suporte educacional para estudantes de Medicina e médicos no Canadá. Graduou-se pela Memorial University of Newfoundland. Ele também produziu o documentário Carpe diem sobre resiliência médica e liderou o projeto de criação do site ePhysicianHealth.com com objetivo de auxiliar estudantes de Medicina, residentes e médicos a serem resilientes em suas vidas profissional e pessoal.


Fonte: AMB

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios