08/05/2018

Seminário do Riso reúne 41 participantes na sede do CRM, em Curitiba

Evento nos dias 5 e 6 de maio promoveu atividades voltadas à humanização da Medicina e a arte de ser palhaço

clique para ampliarclique para ampliarEvento contou com a participação de médicos e estudantes de Medicina (Foto: CRM-PR)
No último final de semana, 41 médicos e estudantes de Medicina se reuniram na sede do  Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), para participar do 3º Seminário do Riso. O evento foi realizado em parceria entre o projeto de Educação Médica Continuada (EMC) e os Risologistas, uma trupe de palhaços que há 11 anos promove visitas lúdicas em diversas instituições de saúde (clique aqui para conhecer mais sobre a história deles).

Durante dois dias, o grupo desenvolveu atividades voltadas para a humanização da Medicina e a arte de ser palhaço. Foram realizados trabalhos de estímulo e consciência corporal, como práticas de respiração e meditação, além de jogos de improvisação e criação de personagens. “Tudo isso foi feito com a função de descobrir o palhaço interior de cada um, essa figura humana de amor”, explica o diretor geral dos Risologistas, Alfred Cruz.

Ele deixa claro que essas atividades são importantes não só para a formação médica, mas para a formação humana, já que todo o trabalho realizado no Seminário tem como objetivo o desenvolvimento da empatia. O diretor também destaca a evolução dos participantes ao longo do final de semana e como as oficinas tiveram um impacto positivo neles. “Vários dos alunos que chegaram tímidos, com o olhar para baixo, acabaram a oficina se abraçando, chorando, rindo e entendendo um pouco mais dessa prática artística e humana”, diz.

clique para ampliarclique para ampliarO Seminário se dividiu entre momentos de teoria e prática (Foto: CRM-PR)
A estudante de Medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), Rafaela Sartori, foi uma delas. “O Seminário me impactou no sentido de ‘aprender a olhar nos olhos das pessoas’ e entender que por meio de um olhar posso extrair muitos sentimentos e pensamentos do outro”, conta.

Além disso, ela, enquanto estudante, reitera que a importância de eventos como esse está na maneira em como eles integram a humanização no tratamento ao paciente com o desenvolvimento da comunicação e expressão - habilidades muito importantes para os futuros médicos.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios