02/04/2007

Seminário em Maringá debate resíduos de serviços de saúde


Período pós-PGRSS exige reflexão. Entre os palestrantes estão o relator da RDC 306. Iniciativa é do Sindicato dos Hospitais de Maringá e Região.

O Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Maringá e Região vai promover no dia 19 de abril o seminário "Nós temos PGRSS. E agora?". O encontro vai ocorrer no Auditório Dona Etelvina, do campus do Centro de Ensino Superior de Maringá/Cesumar (Bloco 7) e visa dar a oportunidade para que geradores de resíduos sólidos de saúde, organismos de fiscalização sanitária e ambiental e especialistas debatam amplamente não somente os aspectos legais mas também as soluções que têm sido apresentadas para o manuseio, transporte, tratamento e destinação final do chamado lixo hospitalar.

O seminário é aberto para representantes de hospitais e demais estabelecimentos de serviços de saúde e também para médicos, dentistas, farmacêuticos, veterinários e estudantes das diversas áreas. O investimento é de R$ 25 para associados do Sindicato e estudantes e R$ 50 para os demais. A ficha de inscrição pode ser solicitada pelo telefone (44) 3224-8931, por e-mail (sindicato@wnet.com.br ou jo12se34@ig.com.br) ou ainda no site da Fehospar, no link de eventos. As vagas são limitadas.

O presidente do Sindicato de Maringá e Região, José Pereira, fará a abertura do seminário, às 8h30 do dia 19. A primeira palestra, às 9h, será conduzida pelo Dr. Luiz Carlos da Fonseca e Silva, do Ministério da Saúde/Anvisa, que abordará o tema "O que a RDC 306 exige dos geradores de RSS". "A atuação da Vigilância Sanitária do Paraná" será o tema da palestra do engenheiro. Carlos Roberto Patza, da Secretaria Estadual da Saúde/Vigilância Sanitária. A bióloga Adriana de Fátima Ferreira, Coordenadora de Resíduos Sólidos do Paraná, vai falar sobre "A atuação do IAP junto aos geradores de RSS", encerrando os trabalhos na parte da manhã.

À tarde, a partir das 13h30, haverá mais duas palestras. A enfermeira Sueli Machado Gonçalves Sanches, do Hospitais Alvorada (SP), vai abordar o tema "Sensibilização dos envolvidos no PGRSS", enquanto o administrador Odair Luiz Segantini, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) apresentará"A qualidade nos serviços de coleta e tratamento dos RSS". A partir das 15h15 haverá mesa-redonda com a participação de todos os palestrantes. Será mediador o Prof. Dr. Carlos de Barros Junior, Coordenador de Resíduos de Saúde da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O presidente do Sindicato de Maringá ressalta que com a Vigência da RDC 306 da Anvisa, a partir de junho de 2005, e com a entrada no cenário dos RSS para este ano com a Resolução 358, do Conama, todos os geradores de resíduos de saúde tiveram que montar o seu PGRSS e colocá-lo em prática. "Neste tempo de adaptações, de muito treinamento de equipes e principalmente na mudança de hábitos na geração, segregação e envio para tratamento destes resíduos, muitas dúvidas ficaram sem resposta. A realização deste seminário é para dar oportunidade para que geradores, vigilâncias sanitárias municipais e todos os atores envolvidos neste processo tenham oportunidade de discutir com as maiores autoridades do assunto de todo o país e do estado, o passo seguinte. Já temos nosso PGRSS! E agora? Será que os resíduos enviados para tratamento estão corretos? Será que a empresa que coleta e trata e dá a destinação final dá as garantias de que estamos cumprindo com nossos objetivos e assegurando a integridade das nossas responsabilidades? E a Licença Ambiental? Faço agora ou espero? A equipe envolvida no processo de segregação está consciente e motivada para a difícil tarefa de mudar conceitos e hábitos?".

Dentre os palestrantes está o próprio relator da RDC 306, o Dr. Luiz Carlos da Fonseca e Silva, da Anvisa. O seminário é dirigido a profissionais de saúde de toda a região Norte e Noroeste do Paraná. Médicos, dentistas, veterinários, enfermeiras (de hospitais, clínicas e consultórios), agentes funerários, laboratoristas, farmacêuticos, veterinários, tatuadores, prefeituras, secretarias de saúde municipais e suas vigilâncias sanitárias. O evento tem apoio do Cesumar e da Fehospar.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios