11/06/2019

Senador Flávio Arns recebe demandas da área médica em visita ao CRM-PR

Parlamentar é membro titular de algumas das principais comissões no Senado, como Assuntos Sociais e Educação e reafirma compromisso em estimular debate de questões como a formação médica

O Conselho Regional de Medicina do Paraná recebeu em sua sede em Curitiba, na tarde de segunda-feira (10/06), a visita de cortesia do senador da República Flávio José Arns (Rede/PR). Ele foi recepcionado pelo presidente Roberto Issamu Yosida e pelo secretário-geral Luiz Ernesto Pujol, que fizeram a entrega de documento com indicações de algumas das principais demandas que mobilizam a classe médica na atualidade, em especial a qualificação do ensino médico, plano de carreira de Estado e fixação de médicos nos vazios assistenciais e violência contra profissionais que atuam na linha de frente do sistema público.

clique para ampliarclique para ampliarSenador Flávio Arns, em visita ao Conselho de Medicina. (Foto: CRM-PR)

Ainda no mês de maio, os representantes do CRM-PR já tinham se reunido com os outros dois senadores representantes do Paraná, para estreitar o diálogo visando esforços na discussão de propostas legislativas que se voltem especialmente à melhoria das condições de atenção á saúde da população. O primeiro encontro foi no dia 13 com o senador Oriovisto Guimarães (Podemos), em seu escritório de apoio parlamentar em Curitiba. No dia 24, a visita foi ao escritório de Alvaro Dias (Podemos). Conselheiros integrantes da Comissão de Assuntos Legislativos do CRM pretendem continuar contatando parlamentares, incluindo os que formam a Frente de Medicina no Congresso.

O senador Flávio Arns, cuja família tem raízes marcantes na Medicina, manifestou-se receptivo a trabalhar as pautas legislativas que impactam nos indicadores assistenciais. Atualmente ele é titular, dentre outras comissões, na de Assuntos Sociais, de Direitos Humanos e Legislação Participativa e também na de Educação, Cultura e Esporte. Formado em Direito e Letras, ele tem sua trajetória profissional firmada na área de educação, com o que se manifestou também preocupado com a formação médica e demais do campo da saúde. O parlamentar disse que muitas das demandas podem ser levadas ao debate nas comissões, tendo ainda demonstrado interesse em conhecer mais a fundo o projeto que propõe a carreira de Estado para médicos, nos moldes de outras áreas como a magistratura. Sobre o momento político e econômico do país, Flavio Arns manifestou a sua expectativa de “o executivo se acertar”, com decisões mais assertivas.

clique para ampliarclique para ampliarRafael Bertoldi, Roberto Yosida, Flavio Arns e Luiz Ernesto Pujol. (Foto: CRM-PR)

No documento entregue ao senador, o presidente do Conselho, Roberto Yosida, fez questão de destacar o fato de o Brasil ter chegado a 336 cursos de Medicina, sendo 22 no Paraná, além da multiplicação de vagas. Ainda mencionou com preocupação a notícia advinda do Ministério da Educação, que anunciou há poucos dias estar estudando formas de ampliar a oferta de cursos em instituições de todo o país e também de vagas das que já existem. De acordo com a fonte do MEC, a proposta da diretoria de Regulação da Educação Superior da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior deve apresentar o estudo já no começo do segundo semestre.

Ao assinalar que somente na última década foram abertos 161 novos cursos, o presidente do CRM-PR diz que as entidades defendem o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), desenvolvido pelo CFM em parceria com a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) e com a USP, por entender que é necessário exigir das escolas compromisso com o futuro dos profissionais que irá lançar no mercado. Assinalou que tal mecanismo é importante para aferir a qualificação técnica dos profissionais que serão lançados ao mercado e que tem o respaldo de organizações internacionais. Roberto Yosida também destacou preocupação com o grande número de brasileiros que estudam em escolas de países vizinhos. Assim, diz, as instituições são defensoras da revalidação dos diplomas obtidos no exterior, de modo a melhor proteger a sociedade.

Na visita ao Conselho, o senador Flávio Arns esteve acompanhado de seu chefe de gabinete no Paraná, Rafael Eugênio Bertoldi, cuja família também tem fortes vínculos com a Medicina – o pai e o irmão são médicos, assim como a sua esposa. Aliás, o pai dele, Dr. Agostinho Bertoldi, será um dos homenageados do Conselho neste ano, recebendo o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos de histórico exemplar na atividade. A comenda já tinha sido conferida à tia do senador Flavio Arns, Zilda Arns Neumann, em 2009. A médica pediatra e sanitarista, fundadora da Pastoral da Criança, no ano de 2000 tinha recebido outra honraria do CRM-PR, a Medalha de Lucas - Tributo ao Mérito Médico, por seu trabalho humanitário. Ela faleceu em janeiro de 2010, durante uma missão no Haiti.

Nesta terça-feira (11), em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado, o conselheiro federal Donizetti Dimer Giamberardino Filho, coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS, falou sobre a proliferação de escolas médicas sem comprometimento com a qualidade e sustentou, amparado por dados estatísticos, de que não há falta de médicos no Brasil, mas um melhor ordenamento para interiorização. Confira notícia aqui.

 

 

 

 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios