08/11/2019

Série aborda o uso da tecnologia na Medicina em segundo vídeo sobre carreira médica

Representantes do CRM-PR, AMP e Unimed Paraná discutem o papel das novas tecnologias na interiorização da Medicina, a regulamentação do setor e o uso da inteligência artificial

clique para ampliarclique para ampliarVídeos têm participação do presidente do CRM-PR, Roberto Yosida (centro), do presidente da AMP, Nerlan de Carvalho (dir.), e do diretor de Mercado e Comunicação da Unimed Paraná, Alexandre Bley (Foto: CRM-PR)
O Portal Saúde Debate tornou disponível esta semana o segundo vídeo da série sobre Carreira Médica, que abordou o tema tecnologia na Medicina. Neste bloco, os médicos Roberto Issamu Yosida, presidente do CRM-PR, Nerlan de Carvalho, presidente da Associação Médica do Paraná, e Alexandre Gustavo Bley, Diretor de Mercado e Comunicação da Unimed Paraná, debateram, entre outros aspectos, o papel das novas tecnologias na interiorização da Medicina, a regulamentação do setor e o uso da inteligência artificial.

Assunto há muitos anos debatido pelas entidades médicas, tendo como marco inicial a Declaração de Tel Aviv, adotada em Assembleia Geral da Associação Médica Mundial realizada em Israel no ano de 1999, a telemedicina já está presente em muitos países, inclusive no Brasil. "É inegável que ela veio para ficar. O que é necessário é estabelecer um regramento para seu uso, entendendo a nossa realidade", afirma o presidente da AMP.

“O Conselho Federal de Medicina, ao propor uma regulamentação para a telemedicina, visa proteger a Medicina brasileira no sentido de que toda empresa que a desenvolva esteja em território nacional, para que os pacientes não corram o risco de serem atendido por médicos de outros países e não saberem disso. Também objetiva estabelecer regramentos de utilização. Pensando-se em regiões muito remotas, ela seria de bastante utilidade àqueles que não têm qualquer tipo de acesso à saúde. Outra utilização relevante está no sistema público, contribuindo para o encaminhamento mais rápido de casos”, enumera o presidente do CRM-PR. 

Lançada no final de outubro, a série de vídeos irá debater temas como formação médica, tecnologia na Medicina, a nova geração de médicos e conflitos de interesse. Assista ao segundo vídeo do debate, promovido pelo Portal Saúde Debate e Revista Ampla e gravado nos estúdios da AMP:

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios