19/09/2007

Série de atividades marca 45.º aniversário do Hospital Psiquiátrico Maringá

O Hospital Psiquiátrico de Maringá realiza no período de 24 a 28 de setembro atividades comemorativas aos seus 45 anos de atividades assistenciais a pacientes portadores de transtornos mentais e de dependência química, que lhe conferem reconhecimento como centro de referencia na especialidade. A festividade, contudo, precede a reavaliação administrativo-financeira do hospital que, sem a reciprocidade do gestor público quanto à cobertura dos curtos, pode paralisar os internamentos já a partir do dia 29 de setembro por absoluta inviabilidade. O mesmo risco alcança os hospitais psiquiátricos remanescentes no interior do Estado.


A solenidade de abertura oficial do aniversário vai ocorrer em 27 de setembro, a partir das 19h30, no auditório da Delegacia Regional do Conselho de Medicina, em Maringá. Serão homenageados o casal fundador do hospital, o médico Onofre Pereira de Mendonça e Maria da Gloria Parisotto Mendonça, pioneiros da assistência psiquiátrica na macrorregião. Também haverá atividades artístico-culturais, inclusive envolvendo pacientes da unidade. A programação a ser encerrada no dia 28 inclui a realização da VI Jornada Científica dos HPM, a XII Semana do Portador de Trastornos Mentais e do Dependente Químico de Maringá e Macrorregião e o lançamento do Instituto de Psiquiatria e Saúde Integral do Hospital. Haverá uma série de palestras e mesas-redondas, com a participação de especialistas de renome, dentre os quais o presidente da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, Marco Antonio Bessa, e o diretor de Psiquiatria do Sindipar e professor da UFPR, Osmar Ratzke.



Excelência reconhecida



Fundado em 1962, o Hospital Psiquiátrico de Maringá é reconhecido como Centro de Referência Internacional em administração de riscos na saúde, pela AAHCRM (Associação Americana de Administração de Riscos na Saúde), desde 2001; Centro de Referência Nacional em residência médica em parceria com a UEM (Universidade Estadual de Maringá), a única do interior do Estado na especialidade); e Centro de Referência Estadual em assistência psiquiátrica e multiprofissional, formando mais 600 estagiários/ano, de várias áreas paramédicas de seis universidades e instituições de ensino e saúde conveniadas.


A diretora Maria Emília Parisotto de Mendonça explica que o hospital realiza a cobertura assistencial à população de mais de 62 municípios, sendo referência macrorregional aos pacientes e familiares, "através da excelência em competência médica especializada, com tradição no tratamento humanizado dispensados aos pacientes ambulatoriais e aos que se encontram em tratamento, tendo realizado, desde sua fundação, mais de um milhão e meio de atendimentos, com alta resolubilidade de forma multiprofissional, sempre aliada ao criar artístico, como forma de expressão coadjuvante do modelo HPM de atendimento".


Atuando em todos os níveis de assistência psiquiátrica, o hospital mantém convênio de 240 leitos a pacientes do SUS e também da saúde suplementar, com funcionários, corpos médico e clínico em constante processo de educação continuada e atualização científica, visando, sempre, atender aos pacientes e familiares, com melhor qualidade, conforme filosofia do fundador, Dr. Onofre Pereira de Mendonça, psiquiatra, formado na UFRJ- Praia Vermelha em 1939, com especialização na turma de 1969, uma das primeiras turmas da Associação Brasileira de Psiquiatria e merecedor do Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos dedicados à Medicina.



Serviço:

Para informações ou inscrições, enviar e-mail para hpsimaringa@uol.com.br ou contatar (44) 3029-4211.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios