01/06/2022

Sesa reforça cuidados na semana de prevenção de acidentes domésticos com idosos

Primeira semana de junho sempre funciona para alertar sobre os cuidados no dia a dia. Manual de Prevenção de Quedas de Idosos é um dos materiais divulgados

Desde 2017, a primeira semana de junho é marcada como a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos. Nesse período, a Secretaria de Estado da Saúde tem promovido a divulgação de materiais a respeito do tema, como o Manual de Prevenção de Quedas de Idosos.

As quedas são um problema comum e podem ser causadas por inúmeros fatores, que vão desde condições médicas, ligadas ao estado de saúde do idoso, até fatores externos, como dificuldades propiciadas pelo ambiente, pisos escorregadios, encerados, molhados, ausência de corrimão, entre outros fatores.

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, considerou como importante a visibilidade trazida ao tema durante a semana.

“A Sesa tem dedicado grande atenção na promoção da saúde da população idosa e esse é um momento para aumentar a conscientização acerca de cuidados e medidas de prevenção. Muitas das vezes, os acidentes domésticos podem facilmente ser evitados, com adequação de locais, fixação de tapetes ou calçados adequados", reforçou.

MANUAL

Produzido pela Universidade Federal do Paraná, o Manual de Prevenção de Quedas de Idosos tem como finalidade auxiliar idosos, familiares e cuidadores para diminuir o risco de acidentes. O material está disponível no site da Sesa e pode ser acessado clicando aqui

Fonte: SESA/PR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios