03/11/2021

Sete médicos de Maringá foram distinguidos com Diploma de Mérito Ético no Jubileu de Ouro

Cidade tem quase 2,3 mil profissionais ativos. Este ano, receberam a homenagem os Drs. Francisco Coimbra, Eneida Machado, Euclides Manzotti, Casuco Hasegawa Yamaguchi, Georgete Machado Pereira, Nelson Bagatin e Rachid Remaile Neto

O Conselho de Medicina do Paraná realizou no dia 17 outubro, um domingo, a sua tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico, que em 2021 chegou à sua 36ª edição, a segunda no formato on-line em atenção aos cuidados sanitários em meio à pandemia. Com transmissão pelo canal YouTube (vídeo disponível no Portal), o evento deste ano teve na programação a homenagem à memória das vítimas da Covid-19, a diplomação dos médicos que estão completando 50 anos de formados com histórico ético exemplar e ainda a premiação da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, conferida a profissional com destaca atuação em prol de causas sociais e humanitárias.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Casuco, com o esposo e filhos, todos médicos. (Foto: Álbum da família)

Ao todo, em 2021, são sete os médicos com atuação em Maringá que integram o rol de 121 homenageados pelo Jubileu de Ouro e que servem de exemplo aos que ingressam na formação, se iniciam ou estão na profissão. O grupo de maringaenses inclui professores e pioneiros em suas especialidades. Três dos homenageados são mulheres, dentre elas a Dra. Casuco Hasegawa Yamaguchi (CRM-PR 3.201), que é casada com médico e tem três filhos que também seguiram a Medicina. Ela formou-se em dezembro de 1971 pela UFPR e se registrou no Conselho em meados do ano seguinte.

Os demais médicos de Maringá homenageados em 2021 são a dermatologista Eneida Monteiro de Castro Machado (CRM-PR 3.059), formada pela Universidade Federal Fluminense); o gineco-obstetra Euclides Manzotti (CRM-PR 3.127), formado pela Universidade Federal do Paraná; a gineco-obstetra Georgete Eugênia de Moraes Machado Pereira (CRM-PR 3.080), que se formou pela Universidade Federal Fluminense; o cardiologista Francisco Sisvilan de Morais Coimbra (CRM-PR 3.953), formado pela Universidade Federal do Ceará; o dermatologista e anestesiologista Rachid Remaile Neto CRM-PR 4.005), também graduado pela UFPR; e o cirurgião geral, coloproctologista e médico do trabalho Nelson Aparecido Bagatin (CRM-PR 3.099), da UFPR.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Nelson Bagatin com as filhas. (Foto: Álbum da família)

A cerimônia festiva de entrega das comendas à Dra. Casuco ocorreu no ambiente familiar. No registro fotográfico ela aparece ao lado do marido, o cirurgião geral Hiromi Yamaguchi (CRM-PR 2.599), e dos filhos Drs. Gil Takayuki Yamaguchi (CRM-PR 20.565), Henrique Takumi Yamagushi (CRM-PR 19929) e Daniel Yutaka Yamaguchi (CRM-PR 23349), que é cardiologista. O Dr. Hiromi, formado em 1968 pela Universidade Federal do Paraná, já tinha recebido idêntica homenagem há três anos, quando completou o Jubileu de Ouro.

O Dr. Francisco Sisvilan de Morais Coimbra recebeu a homenagem em encontro com amigos na sede do Rotary Club Maringá. Participaram do encontro José Roberto Pinheiro de Melo (que é economista), Paulo Roberto Pereira de Souza (professor, advogado e ex-reitor da UEM), Raymundo do Prado Vermelho (advogado), José Adriano da Silva Dias (empresário), Marcelino Martins Fernandes (serventuário público), Gilberto Cezar Pavanelli (coordenador do núcleo de pesquisa em Ictioparasitologia da UEM) e Roberto Verdade (químico).

clique para ampliarclique para ampliarDr. Coimbra, segurando o cristal, no primeiro plano com Paulo Roberto (esq.), Marcelino e Gilberto. Ao fundo, José Roberto (esq.), Raymundo, José Adriano e Roberto. (Foto: Homenageado)

O Dr. Nelson Aparecido Bagatin comemorou “com muito orgulho” os 50 anos de prática da Medicina e o recebimento do Diploma de Mérito Ético ao lado das três filhas: Juliana, Ana Lúcia e Maria Cláudia.

O Dr. Rachid Remaile Neto festejou a homenagem ao lado dos filhos médicos, a Dra. Elaine Alves Remaile Lunelli de Freitas (CRM-PR 23.800), que é oftalmologista e atua em Cascavel; e do Dr. Newton Alves Remaile (CRM-PR 27.924), que é otorrinolaringologista e atua em Maringá.

A Dra. Georgete Eugênia de Moraes Machado Pereira recebeu as comendas em sua residência, contando com o prestigiamento do Prof. Neumar Adélio Godoy, ex-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

clique para ampliarclique para ampliarDr. Euclides Manzotti, com o filho médico. (Foto: Álbum da família)

O Dr. Euclides Manzotti, que fez sua especialização no Hospital de Clínicas, concentrou toda a sua carreira profissional em Maringá, estando ainda na ativa e dirigindo a clínica que leva o seu nome. Ele é casado com a professora Cleuza Maria Salgueiro Manzotti, tem três filhos e cinco netos. Coube a um dos filhos, o também médico Marcos Salgueiro Manzotti (CRM-PR 28.682), fazer a entrega do Diploma de Mérito e o cristal. O Dr. Marcos é especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica e atua em Maringá.

A solenidade

A solenidade do Dia do Médico foi aberta pelo presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, e teve as mensagens de congratulações do presidente do Conselho Federal de Medicina, Mauro Luiz de Britto Ribeiro; do secretário estadual da Saúde, médico Beto Preto; do presidente da Associação Médica do Paraná, Nerlan de Carvalho; e do vice-presidente da Academia Paranaense de Medicina, Jurandir Marcondes Ribas Filho, que em novembro vai suceder ao presidente Renato Araújo Bonardi.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Georgete com o Prof. Neumar Adélio Godoy. (Foto: Álbum da família)

Um dos destaques da cerimônia foi a entrega da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico à pediatra Luci Yara Batista Pfeiffer, em reconhecimento ao seu trabalho social e humanitário, já que concentrou praticamente toda a sua carreira profissional em defesa da infância saudável e da proteção a crianças com deficiência e em situação de risco (saiba mais AQUI). A entrega ocorreu no ambiente familiar, com a presença das três filhas e dos netos da homenageada, que se constitui assim na 18ª personalidade a receber a comenda, instituída em 1996 e inspirada no apóstolo Lucas, o padroeiro dos médicos.

A exibição do Hino Nacional foi acompanhada de imagens da época da formação dos médicos e outras associadas a eles, como da posse de Gerson Zafalon Martins como presidente do CRM-PR, ele integrante do grupo que comemora o jubileu de ouro. Ainda durante a solenidade foi prestada reverência a todos os médicos falecidos neste 2021, muitos deles em consequência da Covid-19. Um mosaico com mais de uma centena de fotos foi exposto enquanto era respeitado o minuto de silencia em memória dos médicos falecidos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Rachid Remaile Neto, com os filhos médicos. (Foto: Álbum da família)

Houve ainda o momento musical, com apresentação ao piano da clássica “Sonata ao Luar”, de Beethoven, pelo médico, professor e músico Valderílio Feijó de Azevedo. Membro da Academia Brasileira de Reumatologia e músico de prestígio internacional, com participação nas bandas Beatles Again e Heyah, o Dr. Valderílio também dirigiu mensagem de congratulações a todos os médicos do Estado, exaltando seu papel em momento tão difícil.

O Paraná conta hoje com 31.447 médicos ativos, sendo que 2.8284 têm Maringá como seu domicílio.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios