16/08/2006

Simpósio de Educação Médica visa reunir mais de 180 participantes

Começa nesta sexta-feira (18) a segunda edição do Simpósio de Ética e Educação Médica. O evento, que vai ocorrer nos dias 18 e 19 de agosto, terá dois temas centrais: "Formação Médica: Responsabilidade de todos" e "Indicadores da Formação Médica". Além dos mais de 70 inscritos na Capital, três ônibus com alunos das Faculdades de Medicina do Interior do Estado (Maringá, Londrina e Cascavel) estão vindo para o evento. Este número motiva os membros da Comissão de Ensino Médico do Conselho Regional de Medicina do Paraná, que organizaram o evento. Criada em agosto de 2004, a Comissão promoveu a primeira edição do Simpósio naquele ano, colocando em debate as perspectivas da formação.

O II Simpósio propõe não apenas o envolvimento de acadêmicos, docentes e coordenadores de cursos das sete escolas de Medicina paranaenses, mas também de representantes de todo o complexo de interesse na sociedade na formação, incluindo gestores públicos.
Valorizando o intercâmbio dos alunos e das escolas médicas e análise de compatibilidades curriculares, o encontro visa debater ainda as necessidades dos alunos, expectativas da comunidade e a contribuição do gestor na formação.

O evento ocorrerá em seguida do Simpósio Internacional, no auditório da sede do Conselho, em Curitiba. Entre os conferencistas que confirmaram presença estão o Prof. Dr. Milton de Arruda Martins, presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) e Diretor do Curso de Medicina da USP, e a Prof.ª Dr.ª Jadete Barbosa Lampert, ex-diretora executiva da Abem e adjunta do Departamento de Clínica Médica da Universidade Santa Maria (RS).

A promoção do evento é iniciativa da Comissão de Ensino Médico do Conselho Regional de Medicina do Paraná, criada em agosto de 2004. A primeira edição do Simpósio colocou em debate as perspectivas da formação e teve cerca de 200 participantes. Atual coordenador da Comissão de Ensino Médico e 2.º Secretário do Conselho do Paraná, Luiz Sallim Emed faz questão de esclarecer que o CRM não pretende interferir no papel de qualquer instituição: "A intenção é apenas contribuir com os coordenadores dos cursos de Medicina e com o corpo docente e discente para, em um esforço conjunto de todos, desenvolver estratégias para melhorar as condições de trabalho e do ensino, sempre visando a melhor formação dos futuros médicos".


Encontros itinerantes

De acordo com Luiz Sallim Emed, a Comissão tem como objetivo auxiliar e contribuir para a melhoria e aperfeiçoamento do contato entre as escolas médicas e os estudantes de Medicina do Estado, além de ajudar na qualidade da educação e formação dos futuros médicos. Por isso, diz, estão sendo planejadas reuniões itinerantes em cada Faculdade até o final do ano, com o propósito de aumentar o diálogo entre alunos e professores na busca por soluções dos possíveis problemas enfrentados em cada instituição.

"O Simpósio será apenas uma das etapas deste plano. Transformar a educação médica deve ser objetivo tanto dos discentes quanto dos docentes e a gente percebe que nem sempre existe este intercâmbio", reforça outro integrante da Comissão, Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho, secretário-geral do Conselho e ex-coordenador do curso de Medicina da UFPR.



PROGRAMAÇÃO DO II SIMPÓSIO DE ÉTICA E EDUCAÇÃO MÉDICA


18/AGOSTO/2006 (SEXTA-FEIRA)

19h30 - Abertura do simpósio com o tema: "Formação Médica: Responsabilidade de todos"

Palestra: "Perfil do Graduando em Medicina" - Prof. Dr. Milton de Arruda Martins, presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) e Diretor do Curso de Medicina da USP

Debatedores:

Representante dos alunos: "Necessidades dos alunos"

Representante da Sociedade: "Expectativas da Comunidade"

Gestor: "Contribuição do Gestor na Formação"


20h30 - Lanche

20h45 - Debate com plenário


19/AGOSTO/2006 (SÁBADO)

09h00 - Palestra: "Indicadores para melhor formação médica" - Prof.ª Dr.ª Jadete Barbosa Lampert, ex-diretora executiva da Abem eadjunta do Departamento de Clínica Médica da Universidade Santa Maria (RS).

10h00 - Lanche.

10h15 - Discussão dos Indicadores em grupos com professores e alunos.

11h30 - Apresentação dos relatórios.
13h00 - Almoço de encerramento.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios