29/07/2025

Sindicato dos Hospitais do Paraná dá posse a nova diretoria para o triênio 2025-2028

Médico Alvaro Luis Lopes Quintas assume a presidência do Sindipar, sucedendo a Charles London, com a expectativa de unir entidades de classe e alavancar a capacitação e gestão entre os associados

clique para ampliarclique para ampliarDa esquerda para a direita: Alex Marques; Melissa Bertão; Charles London; Alvaro Quintas; Marina Abe; Tiago Tormen; Eduardo Wendler; e Fernando de Oliveira (Foto: Assessoria de Imprensa Sindipar)
O Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (Sindipar) tem nova diretoria, empossada nesta quarta-feira (23) para o triênio 2025 - 2028. Alvaro Luis Lopes Quintas, head de saúde do Grupo Marista, assume a presidência com três principais bandeiras: ampliar o suporte, orientação e capacitação às clínicas e hospitais na área de atuação do Sindipar, atuar em parceria com as entidades representativas dos hospitais em defesa do setor e ampliar e fortalecer os associados do Sindicato.

Durante a posse, Quintas ressaltou que já está em conversas com outras entidades, como a Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (Ahospar) e a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (Fehospar), em busca de união e fortalecimento do setor.

“Vamos dar continuidade a um processo que vem sendo construído de fortalecimento do setor, com a soma de instituições fortes que são os hospitais que integram o Sindipar e todas as instituições como associação e federação dos hospitais. Vamos agregar mais profissionais e trazer novos players”, diz Quintas, que já tem a parceria de Alex Marques, que permanece na diretoria do Sindipar nesta gestão, mas também assume a presidência da Ahospar; além de Charles London, que deixa a presidência do Sindipar, mas fica na Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa).

Capacitação e gestão

O novo presidente, que é médico por formação, mas consolidou sua experiência em gestão hospitalar e dirigiu vários grandes hospitais em Curitiba, Pinhais e também em Porto Alegre -  também tem planos de levar mais capacitação, gestão e profissionalização, sejam às pequenas clínicas ou grandes hospitais associados. 

Treinamentos, cursos de gestão, seminários e trocas de experiências devem nortear os trabalhos de Quintas nos próximos três anos.

E a vontade de fortalecimento não é apenas um projeto de gestão, mas uma necessidade do setor. Isso porque, Alvaro lembrou que os últimos cinco anos foram extremamente difíceis para os hospitais e clinicas. A pandemia de Covid-19 trouxe dificuldades operacionais, financeiras e humanas sem precedentes. Logo em seguida, veio o piso da enfermagem, que onerou ainda mais as folhas de pagamento e exigiu muita negociação na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

“Hoje temos altos custos, as operadoras de saúde passando dificuldades, há o aumento da sinistralidade e das glosas que também tem afetado os estabelecimentos de saúde. Mas vamos trabalhar para estruturar o setor com tudo o que estiver a nosso alcance”, analisou o novo presidente.

Quintas elogiou a gestão de Charles London e ressaltou que dará continuidade às ações e projetos. Entre eles, está a negociação da redução do imposto sobre serviços (ISS) com a prefeitura de Curitiba. Na capital, o alto imposto reduz muito a capacidade de pagamentos e investimentos dos hospitais, num cenário já “quebrado” e difícil de resolver.

“Foram dois anos e meio à frente do Sindipar. Tivemos muitos percalços após a pandemia e, em seguida, o piso da enfermagem, que foi algo absolutamente incomum e diferente na história sindical. Foram muitas conversas, negociações, bom senso. Renunciamos a algumas questões para chegar a um acordo que fosse positivo para todas as partes envolvidas, sejam elas hospitais públicos, privados ou filantrópicos. Foi uma jornada intensa”, analisou London, que permanece na diretoria do Sindipar como conselheiro consultivo.

Confira a nova diretoria do Sindipar para o triênio 2025 - 2028:

Presidente: Alvaro Luis Lopes Quintas

1º Vice-Presidente: Raphael Eduardo Mendes Guimarães
2º Vice-Presidente: André Luis da Silva Teixeira

Diretora Secretária Geral: Karin Ratzke Tavares

Diretoria Financeira:
Diretora Financeira: Melissa Bizinelli Gubert Bertão
Diretora Financeira Adjunta: Marina Abe

Conselho Fiscal Efetivo:
Conselheiro: Neidamar Pedrini Arias Fugaça
1º Conselheiro: Regina Ramina Montibeller
2º Conselheiro: Tiago Hessel Tormen

Conselho Fiscal Suplente:
Conselheiro: Eduardo Wendler
1º Conselheiro: Fernando Cesar de Oliveira
2º Conselheiro: Juliano Gasparetto

Conselho Consultivo:
Conselheiro: Alex Marques
Conselheiro: Charles London

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA SINDIPAR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios