09/11/2020

Sob olhar da bioética, quais os impactos em isolar totalmente um hospital de cuidados paliativos?

Tendo como pano de fundo o documentário Esquina do Mundo, os bioeticistas José Eduardo de Siqueira e Cláudia Burlá vão debater posições adotadas no enfrentamento da Covid-19

Quais seriam os impactos do ponto de vista da bioética em isolar completamente um hospital de cuidados paliativos?

No próxima quarta-feira (dia 11/11), a partir das 19h, o Hospital Premier reúne virtualmente a médica Cláudia Burlá, especialista em gerontologia, coordenadora da Câmara técnica de Cuidados Paliativos do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, e José Eduardo de Siqueira, médico, professor titular na Escola de Medicina da PUCPR (Londrina), Membro Assessor da Redbioética/UNESCO para América Latina e Caribe. A moderação será do jornalista Ruam Oliveira, que integra a equipe de comunicação do hospital Premier.

Dois importantes expoentes do campo da bioética para discutir o isolamento total, tendo como pano de fundo o documentário Esquina do Mundo, produzido pela Diorama Cultural. O filme acompanha os últimos dias de isolamento antes do Premier iniciar uma nova etapa em seu plano de contingência contra o coronavírus.

Quarentena Solidária

A pandemia causada pelo novo coronavírus exigiu que diversas instituições – sejam elas ligadas à saúde ou não – dessem maior atenção à proteção e combate à doença. Muitas delas tomaram decisões radicais na luta frente à Covid-19.

Entre essas ações está a Quarentena Solidária, movimento realizado pelo hospital Premier, localizado em São Paulo e especializado em Cuidados Paliativos. A instituição fechou suas portas por três meses, de 25 de março a 2 de julho, como forma de impedir que o vírus adentrasse o local, atingindo assim os pacientes – em sua maioria idosos e portadores de doenças crônicas. O isolamento total envolveu pacientes e colaboradores que se voluntariaram para participar da ação. Quais seriam os impactos do ponto de vista da bioética em tal empreitada?

Agende-se:

Dia: 11/11, quarta-feira, às 19h

Canal do Youtube do Premier: bit.ly/quarentenasolidáriaebioetica

Link para ver o filme: http://bit.ly/docesquinadomundo

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios