Sobre a TISS

AO Dr. Fausto Pereira dos Santos e ao Dr. José Leoncio Feitosa:

Como Médico ativo no Estado do Paraná, lendo seu artigo sobre a TISS, não pude deixar de responder publicamente ao fato que parece não ser de seu conhecimento. Retirei o trecho abaixo para pautar a discussão: "O campo do CID, que consta da parte esquerda das guias, está marcado em fundo cinza, sinalizando que o preenchimento é opcional." (texto do artigo original).

Talvez o que não seja sabido, ou ignorado pela ANS, é que algumas operadoras de Saúde tornaram esse dado obrigatório para realizar o pagamento, ou no mínimo enviam e-mails com coações aos colegas Médicos.

Cita-se ainda o fato de algumas operadoras nos enviarem as guias TISS com o campo CID Principal com fundo BRANCO, exigindo seu preenchimento (quando na
folha de rosto dizem "os campos em branco são de preenchimento obrigatório para efetuar o pagamento"). Logo, a ANS, com sua idéia de padroniar informações, e essa de grande valor, deveria fiscalizar e punir as operadoras que assim procedem, pois elas levam o máximo de tempo possível para efetuar o pagamento dos honorários quando não consta o CID (uma atitude discriminatória aos que buscam cumprir o Código de Ética Médica).

Portanto, antes da crítica aos que estão sendo coagidos pelas operadoras, deveria a ANS fiscalizar as operadoras de modo efetivo, assim a transparência se justificaria com base em seriedade. E não fazendo ao que parece (uma vez que várias denúncias foram feitas e nenhuma providência tomada até o momento) protecionismo as Empresas de Saúde.

Dr. Diego de Borba Damásio é médico - CRMPR 23.330. Natural PORTO ALEGRE (RS), atualmente atua e reside em FIGUEIRA - PR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios