26/06/2020

Sociedade Brasileira de Anestesiologia publica recomendação para uso racional de fármacos

Entidade também publicou nesta quinta-feira, 25, alerta sobre escassez de medicamentos necessários à sedação, anestesia, bloqueio neuromuscular e controle hemodinâmico

A Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) tornou pública recomendação sobre o uso racional de fármacos necessários à anestesia e sedação durante a pandemia da Covid-19. O material, desenvolvido pela Comissão Temporária de Enfrentamento da Covid-19 da entidade, tem como objetivo alertar os anestesiologistas e demais médicos para a situação de falta ou ameaça de falta desses medicamentos em diversas regiões do País. Acesse a recomendação na íntegra aqui.

Segundo a entidade, devem ser tomadas medidas que minimizem ou contornem a possível falta de insumos, principalmente aqueles usados em anestesia e terapia intensiva, que terão seu consumo aumentado pela necessidade de tratamento prolongado dos pacientes com Covid-19. "Os principais fármacos envolvidos são os de uso comum pela anestesia e pela terapia intensiva: agentes indutores; tranquilizantes; bloqueadores neuromusculares; opioides; analgésicos; anestésicos locais; anestésicos inalatórios e agonistas dos receptores alfa, entre outros", indica o documento.

A SBA frisa, ainda, que cada estabelecimento assistencial de saúde deve criar e disponibilizar uma lista de fármacos em risco de desabastecimento, levando em consideração a situação local, regional e nacional.

ACESSE A RECOMENDAÇÃO DA SBA PARA O USO RACIONAL DE FÁRMACOS PARA ANESTESIA E SEDAÇÃO

Alerta de escassez

Na quinta-feira, 25, a entidade também emitiu uma nota de alerta sobre a possibilidade de escassez dos insumos, ressaltando ser "imprescindível o compromisso das autoridades, dos laboratórios farmacêuticos e dos distribuidores, a fim de evitar o desabastecimento". A Diretoria da SBA afirma ainda que tem recebido relatos sobre a falta desses medicamentos em hospitais de todo o País, públicos e privados, além de comercialização de fármacos com valores muito acima dos praticados normalmente pelo mercado. 

No dia 21, o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) emitiu nota de alerta sobre o risco de desabastecimento dos principais grupos de fármacos necessários à intubação e manutenção da ventilação mecânica. A autarquia recomendou a suspensão dos procedimentos eletivos até o controle da pandemia, desde que tal adiamento não cause prejuízo ao paciente. Leia mais sobre os alertas emitidos pelo CRM-PR aqui.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios