27/10/2008

Sociedade Brasileira de Dermatologia faz campanha para conscientizar população sobre a psoríase

No dia nacional da doença, 29 de outubro, dermatologistas farão esclarecimentos sobre as manifestações da doença e tipos de tratamentos



No Dia Nacional da Psoríase - 29 de outubro de 2008 -, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizará ações para esclarecer e orientar a população sobre esta enfermidade. Os dermatologistas falarão dos tipos de manifestações, de tratamentos disponíveis e de como identificá-la.
Ainda vão distribuir folhetos explicativos sobre a doença em tendas montadas em locais públicos de 11 estados, além de serviços credenciados da entidade. "É importante ressaltar que daremos informações a portadores da doença e aos seus familiares, mas não serão feitos exames nos postos. Nosso foco principal será o esclarecimento", afirma o coordenador nacional do evento, o dermatologista Ricardo Romiti.
De acordo com a médica Maria Denise Takahashi, também coordenadora nacional da campanha, acontecerão ainda palestras educativas e distribuição de materiais explicativos sobre a doença, que acomete duas entre cada cem pessoas em todo o mundo.

Essas atividades realizadas pela SBD têm o objetivo de diminuir o preconceito e melhorar a qualidade de vida de quem tem a doença. "Um aspecto importante que precisa ser destacado é que a psoríase não é contagiosa e que os tratamentos disponíveis atualmente permitem que seja perfeitamente controlada. Queremos mostrar tanto para os portadores quanto para as pessoas que os cercam que é possível conviver com ela", diz Romiti.

De acordo com Maria Denise Takahashi, também coordenadora da campanha, a psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele que se manifesta, na maioria das vezes, por lesões róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas.
Em alguns casos, as lesões podem estar localizadas apenas nos cotovelos, joelhos ou couro cabeludo. Em outros, as lesões se espalham por toda a pele. Freqüentemente há acometimento das unhas. Embora seja pouco freqüente, existem casos em que as articulações também podem ser afetadas, causando a artrite psoriática. "O estresse e a ansiedade são fatores que desencadeiam ou agravam a doença", fala a dermatologista. Mais informações no site www.sbd.org.br.



O que causa psoríase?
Os motivos que causam a psoríase ainda não estão totalmente esclarecidos. As pesquisas científicas demonstram que pode ser uma doença hereditária e nesses casos existe a probabilidade de 30% de alguém na família ter a doença.
Alguns fatores podem aumentar ou desencadear a doença, como o estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta e alguns medicamentos.



Quem desenvolve a doença?
A psoríase é uma doença milenar muito comum. Afeta 2-3% da população, tanto homens quanto mulheres. Normalmente aparece na terceira ou quarta década da vida. Quando os menores de 15 anos são atingidos é porque, provavelmente, algum dos familiares teve a doença.



Como é feito o diagnóstico?

Pelo simples exame clínico do dermatologista, que é o médico mais indicado para tratar da pele, cabelos e unhas. A psoríase não causa manifestação nos órgãos internos. Por isso, os exames de laboratórios têm pouca utilidade. Além do "olho clínico", o único recurso que pode confirmar o diagnóstico é a biópsia da pele: um exame simples, feito no consultório ou ambulatório, em que o médico tira uma amostra da pele para análise.



Tipos de psoríase

Psoríase vulgar ou em placas - A psoríase em placas ou vulgar é a mais comum. Atinge 90% dos pacientes. A doença pode apresentar diferenças em relação à intensidade e evolução. As áreas mais afetadas são cotovelos, joelhos, couro cabeludo, região lombo-sacra e umbigo.

Psoríase nas unhas ou ungueal - Em mais de 50% dos casos a psoríase pode envolver as unhas, correspondendo a um grande estigma da doença, pois interfere nas relações sociais e atividades de trabalho.
Umas das principais características da doença é o descolamento da unha (onicólise). Para minimizar é preciso que o paciente evite traumatismos. Por isso, é importante manter a unha curta, seca e limpa para diminuir as chances de ocorrerem estímulos que possam intensificar o descolamento.
Artrite psoriática - Uma pequena parcela da população de pacientes pode apresentar esse tipo de manifestação da doença, que pode apresentar inflamações nas cartilagens e articulações, desenvolvendo dor, dificuldades nos movimentos e alterações na forma das articulações.

Além dos principais tipos de psoríase, existem ainda:

- Psoríase em gotas

- Psoríase eritrodérmica

- Psoríase pustulosa

- Psoríase invertida

- Psoríase palmo-plantar



Tratamento

São várias as formas de tratamento, portanto cabe ao dermatologista avaliar a melhor indicação. Nas mais leves, são prescritos medicamentos tópicos sob a forma de pomada, loções, xampus ou géis. Nas formas mais avançadas, além de duas ou três sessões de fototerapia por semana, podem ser indicados medicamentos de uso interno via oral ou injetável, dependendo do caso.
É fundamental usar diariamente hidratantes ou substâncias que ajudem a manter a pele com menos escamas. Evitar a manipulação freqüente das lesões para retirar as escamas e não usar medicações que possam exacerbar o quadro é fundamental para o controle adequado da enfermidade.



Fonte: SBD

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios