03/04/2020

Sociedade Brasileira de Infectologia emite nota sobre uso de máscaras

Entidade reforça que uso da máscara cirúrgica deve ser feito por pacientes com sintomas respiratórios, profissionais da saúde e de apoio que prestam assistência a pacientes

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) emitiu nota de esclarecimento nesta quinta-feira (2) referente ao uso de máscaras durante a pandemia da COVID-19. Diante do número crescente de casos confirmados no País, a entidade reforça a orientação de que as máscaras cirúrgicas devem ser utilizadas por pacientes com sintomas respiratórios, profissionais da Saúde e profissionais de apoio que prestam assistência a pacientes suspeitos ou confirmados com o novo coronavírus.

Outra recomendação é o uso, sempre que possível, da máscara cirúrgica pelos profissionais enquanto estiverem em serviço de saúde ou hospital, trocando-a sempre que houver sujeira ou excesso de umidade. O objetivo é diminuir o risco de transmissão intra-hospitalar - entre os profissionais de saúde -, o que já vem ocorrendo em outros países.

Máscaras de pano

Diante da escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o uso de máscaras de pano pode ser recomendado como uma forma de barreira mecânica para a população em geral. No entanto, a SBI reforça que seu uso não se aplica nos ambientes de saúde, não devendo ser usadas "sob qualquer circunstância". 

O uso de máscaras de pano pode reduzir a transmissão do vírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas, mas não possui capacidade de filtragem, ou seja, para proteger aqueles que a estejam usando. Assim, a SBI destaca a importância da manutenção das medidas preventivas já conhecidas, como o distanciamento social e a higienização das mãos com água e sabonete ou álcool gel 70%.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios